Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Associação EPIS premeia 208 alunos com bolsas no valor de 454 mil euros

A associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) anunciou hoje a atribuição de 208 bolsas no valor de 454,8 mil euros a estudantes, uma iniciativa que visa a inclusão e a qualificação profissional.

Associação EPIS premeia 208 alunos com bolsas no valor de 454 mil euros
Notícias ao Minuto

07:17 - 30/11/23 por Lusa

País bolsa de estudo

As bolsas vão ser entregues no dia 04 de dezembro, em Lisboa, sendo financiadas por 49 investidores, destinando-se a jovens do ensino secundário e superior.

Segundo um comunicado da EPIS enviado à Lusa, a 13.ª edição do programa é "a maior de sempre" e procura premiar as boas práticas de inclusão social, promover a sustentabilidade e cidadania ativa nas escolas e estágios de formação, e contribuir para a inserção profissional de jovens com necessidades especiais e alunos do secundário, licenciatura e mestrado com mérito académico.

O programa bolsas sociais EPIS contou este ano com 1.061 candidaturas, um crescimento de 95% face ao ano anterior (545 em 2022), sendo que das 208 bolsas atribuídas (163 em 2022), 60% destina-se a alunos do ensino superior (52% em 2021), 40% para alunos de licenciatura, 20% para alunos de mestrado e 40% para alunos do secundário e jovens com necessidades especiais em frequência de estágios profissionais ou ocupacionais (48% em 2022).

"Com a escala que atingimos nos últimos dois anos, foi possível chegar a dezenas de concelhos do continente e às ilhas dos Açores e da Madeira. Com isso, nas últimas duas edições, premiámos com bolsas sociais alunos de elevadíssimo mérito académico, provenientes de famílias menos favorecidas, de concelhos de regiões remotas e das ilhas, que estão a frequentar os cursos mais exigentes, nas universidades mais procuradas de Portugal", afirmou citado no comunicado o diretor-geral da EPIS, Diogo Simões Pereira.

O programa das bolsas sociais foi criado em 2011 e já permitiu, com o apoio de 86 investidores sociais e 89 doadores individuais, ajudar 118 escolas e organizações, através da atribuição de 943 bolsas, num investimento de 1,7 milhões de euros.

"Agradeço profundamente o apoio irrestrito e dedicação dos colaboradores e da equipa por detrás da minha bolsa EPIS. É uma honra esta oportunidade, não apenas pelo reconhecimento da minha trajetória académica, como também pelo apoio económico que será para a minha família, que sempre apostou e se sacrificou pela minha educação", disse, também citado no comunicado, o aluno de mestrado em engenharia mecânica no Instituto Superior Técnico, Vasco Morais, um dos premiados nesta edição.

A EPIS foi criada em 2006 e tem desenvolvido projetos de intervenção cívica no combate ao insucesso e abandono escolar, contando desde então com 648 empresas associadas e parceiras da sua atividade no terreno em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e os Serviços Regionais de Educação.

Leia Também: Condições de acesso a bolsa alargadas para trabalhadores-estudantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório