Um homem foi condenado pelo Juízo Central Cível e Criminal de Ponta Delgada, nos Açores, a uma pena de oito anos de prisão pela prática de dois crimes de roubo qualificado, um crime de roubo e um crime de furto qualificado, na forma tentada, segundo tornou público, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional de Lisboa.
Segundo uma nota da procuradoria, a vítima é um idoso de 81 anos, que tinha mobilidade reduzida e residia sozinho "junto de uma associação para a inclusão social, em Ponta Delgada, que o arguido frequentava".
Os crimes foram praticados no interior da residência da vítima, "em datas situadas antes de maio de 2023 e até 9 de junho de 2023", quando o "arguido decidiu" que "quando precisasse de dinheiro para fazer face à sua adição" se iria dirigir "à residência do ofendido e, face à impossibilidade de resistência deste, subtrair-lhe, ainda que com o uso da força física, dinheiro ou artigos que aquele ali possuía".
O arguido aguarda o trânsito em julgado do acórdão sujeito a prisão preventiva.
A investigação foi dirigida pelo Ministério Público da secção de Ponta Delgada do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) dos Açores, coadjuvado pela Polícia de Segurança Pública (PSP).
Leia Também: Gota D'Água. Detidos ouvidos pela noite dentro no TIC do Porto