VIH. DGS alerta para necessidade de fazer o teste (e diz-lhe onde)
A Semana Europeia do Teste de Outono de 2023 começou a 20 de novembro e decorre até 27 de novembro.

© iStock

País VIH/SIDA
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lembra que esta semana se assinala a Semana Europeia do Teste de Outono 2023, iniciativa de que visa consciencializar a população para o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH e hepatites virais, bem como para a eficácia da adesão ao tratamento, em pleno respeito pelo princípio da confidencialidade".
Numa publicação partilhada nas redes sociais, assim como no site, a autoridade incentiva a população à realização do teste. "As relações desprotegidas estão associadas a nove em cada dez novos casos de VIH. Mais de um quarto afetam pessoas acima de 50 anos. Faça o teste!", lê-se numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
Já no seu site, a DGS alerta ainda que "hoje existem tratamentos eficazes para o VIH, hepatites e Infeções Sexualmente Transmissíveis" e que também há vários estudos que indicam que as "pessoas que fazem o teste e são diagnosticadas precocemente têm melhores resultados em saúde do que aquelas que esperam para fazer o teste".
Por forma a obter um eventual diagnóstico, a agência deixa ainda os locais onde podem ser realizados os testes esta semana. As indicações são deixadas a nível mais particular, em Lisboa, mas também a nível nacional.
𝗦𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗘𝘂𝗿𝗼𝗽𝗲𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗧𝗲𝘀𝘁𝗲: de 20 a 27 de Novembro
— DGS (@DGSaude) November 20, 2023
As relações desprotegidas estão associadas a nove em cada dez novos casos de VIH. Mais de um quarto afetam pessoas acima de 50 anos.
Faça o teste!
Saiba https://t.co/R8YZrKZp9X.#DGS #EuroTestWeek pic.twitter.com/y7szTHVPel
Leia Também: Uso de edição genética no tratamento do VIH com dados positivos
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários