Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Estudantes detidos após ocupação de faculdade acusam polícia de violência

Os seis estudantes que estiveram detidos por se recusarem a sair da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), em Lisboa, acusaram hoje a polícia do uso de violência e insultos, acusações que a PSP não comenta.

Estudantes detidos após ocupação de faculdade acusam polícia de violência
Notícias ao Minuto

20:53 - 14/11/23 por Lusa

País Greve Climática Estudantil

Em comunicado, o movimento Greve Climática de Lisboa refere que os estudantes "denunciam ter sido alvo de violência e insultos por parte da polícia".

Confrontado pela Lusa com as acusações, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP recusou comentar.

Segundo o chefe do Núcleo de Imprensa e Relações Públicas do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, Artur Serafim, os seis estudantes - quatro raparigas e dois rapazes - foram detidos hoje de madrugada por crime de desobediência, tendo sido libertados às 06h00 e presentes a tribunal às 10h00.

Ao todo, sete estudantes ocuparam na segunda-feira as instalações da FCSH da Universidade de Lisboa, num protesto pela defesa do clima, mas um deles não foi detido porque saiu por vontade própria quando a PSP compareceu no local.

Em comunicado, a direção da FCSH referiu que se viu "obrigada a recorrer às autoridades competentes para garantir o adequado encerramento das instalações", que costuma ocorrer às 23h00, "esgotadas todas as opções de diálogo" com os estudantes.

Leia Tambémh Seis ativistas pelo clima detidos após ocuparem faculdade em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório