Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 26º

Cerca de 4.000 alunos sem professor, muitos devido a substituições

O ministro da Educação disse hoje que há atualmente cerca de 4.000 mil alunos sem professor a pelo menos uma disciplina, mas em muitos casos a falta de docente deve-se a necessidades de substituição recentes.

Cerca de 4.000 alunos sem professor, muitos devido a substituições
Notícias ao Minuto

11:25 - 10/11/23 por Lusa

País Ministro

"O número de alunos que ainda não tem professor -- e quero frisar que não estamos a falar de alunos que não têm professor desde o início do ano letivo, mas de substituições -- rondará os 4.000", disse João Costa.

O ministro da Educação está a ser ouvido em audição conjunta pelas comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e de Educação e Ciência, no âmbito da apreciação em especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

Em resposta ao deputado comunista Alfredo Maia, que alertava para a necessidade de medidas para resolver a falta de professores na escola pública, o ministro sublinhou que, nos últimos anos, foi possível acelerar os processos de substituição de professores ao longo do ano letivo.

Semanalmente, as escolas procuram professores para ocupar cerca de 700 horários que vão surgindo, em regime de substituição, e, em média, conseguem fazê-lo entre duas a três semanas.

Por isso, acrescentou, muitos dos 4.000 alunos atualmente sem professor a, pelo menos, uma disciplina estão nessa situação há poucas semanas.

Leia Também: Desconvocado protesto de professores marcado para segunda-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório