ANMP reconhece trabalho de António Costa na valorização do poder local

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) reconheceu hoje, em Coimbra, o trabalho de "estreita e profunda colaboração" do primeiro-ministro demissionário António Costa na valorização do poder local.

Notícia

© Lusa

Lusa
07/11/2023 18:27 ‧ 07/11/2023 por Lusa

País

Municípios

consensual, na associação, o reconhecimento de que o processo negocial, as decisões e as conquistas que se foram conseguindo com os governos de António Costa foram extraordinárias", disse Luísa Salgueiro (PS) aos jornalistas, no final da reunião do Conselho Geral, em Coimbra.

O primeiro-ministro, António Costa, pediu hoje a sua demissão ao Presidente da República, que a aceitou, após o Ministério Público revelar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio. do Governo liderado pelo socialista António Costa

Numa declaração, a presidente da ANMP reconheceu o trabalho "de estreita e profunda" colaboração do Governo de António Costa com a ANMP e "de respeito pelas reivindicações apresentadas e de valorização do poder local, a que não terá sido indiferente o facto de ter sido autarca antes de ser primeiro-ministro".

"Foram dados passos enormes no processo há muito reivindicado pelos municípios no sentido da descentralização e tomada a decisão política da descentralização, a disponibilização e identificação dos recursos necessários do ponto de vista financeiro e recursos humanos para que avançasse de forma definitiva e irreversível", sublinhou Luísa Salgueiro, que é também presidente da Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto.

Depois de ter aceitado a demissão de António Costa, o Presidente da República convocou para quarta-feira os partidos para uma ronda de audiências no Palácio de Belém, em Lisboa, e vai reunir o Conselho de Estado na quinta-feira, falando ao país a seguir.

Numa declaração no Palácio de São Bento, António Costa recusou a prática "de qualquer ato ilícito ou censurável" e manifestou total disponibilidade para colaborar com a justiça "em tudo o que entenda necessário". 

[Notícia atualizada às 18h43]

Leia Também: CTP "preocupada" pede clarificação política pois é urgente ter OE2024

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas