Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 16º

2.ª Circular. Ativistas presos a ponte retirados com grua, há 11 detidos

Dez jovens ativistas sentaram-se na estrada, junto à sede da Galp, enquanto outros dois subiram a uma ponte pedonal próxima ao local do protesto, que começou por volta das 9h00 e demorou cerca de duas horas.

Notícias ao Minuto

12:22 - 03/10/23 por Notícias ao Minuto

País Clima

Pelo menos 11 ativistas do coletivo Climáximo foram hoje detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na sequência do corte da Segunda Circular esta manhã, no sentido Benfica-Aeroporto.

Segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os detidos encontram-se na esquadra de Benfica, "para onde o coletivo convoca uma vigília de solidariedade, até que todos os ativistas sejam libertados", pode ler-se.

Dez jovens ativistas sentaram-se na estrada, junto à sede da Galp, enquanto outros dois subiam a uma ponte pedonal próxima ao local do protesto, que começou por volta das 9h00 e que durou cerca de duas horas.

Os próprios condutores saíram dos seus veículos e removeram os jovens pelas suas próprias mãos, alguns deles recorrendo a agressões. Pode ver algumas imagens aqui.

Segundo informações da Climáximo ao Notícias ao Minuto, os jovens que subiram à ponte foram retirados pela PSP e pelos bombeiros com recurso a gruas, como se pode ver pelo vídeo da galeria acima.

A mesma fonte garante que uma pessoa ficou “ligeiramente ferida durante uma detenção”.

"Nós, as pessoas normais, temos de falar. Tudo o que amamos está a ser destruído. Não podemos continuar a consentir com este ato de violência sobre nós" afirma a porta-voz do grupo que tem marcado um outro protesto para hoje. 

O local da ação de situa-se em frente às Torres de Lisboa, onde se encontra a sede da Galp – segundo os ativistas, dos maiores culpados por milhares de mortes e deslocamentos.

[Notícia atualizada às 12h48 com novo número de detidos]

Leia Também: 2.ª Circular. Vídeos mostram condutores e polícia a retirar ativistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório