Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

Alerta para "furtos" de contas nas redes sociais com "propósito de lucro"

Segundo a nota no portal do Ministério Público, os criminosos roubam as passwords de acesso a uma determinada conta, que depois alteram, impedindo assim o seu legítimo dono de a utilizar.

Alerta para "furtos" de contas nas redes sociais com "propósito de lucro"
Notícias ao Minuto

20:15 - 18/09/23 por Notícias ao Minuto

País Burla

O Ministério Público (MP) alertou, esta segunda-feira, para o "furto" de contas na Internet, dado que tem registado um grande número de casos de apropriação indevida de credenciais de acesso a contas, sobretudo em redes sociais - em particular Instagram e Facebook.

Segundo a nota no portal do organismo, os criminosos roubam as passwords de acesso a uma determinada conta, que depois alteram, impedindo assim o seu legítimo dono de a utilizar.

Modus operandi

Os criminosos começam o processo identificando contas que não lhes pertencem, mas que lhes podem interessar. De seguida, fingem ser os legítimos titulares da conta em causa, solicitando à plataforma que lhes faculte uma nova password, alegando que a esqueceram.

Neste tipo de situações, as diversas plataformas costumam enviar códigos de autenticação para o telemóvel associado à conta, pertencente ao seu dono. Para contornar este mecanismo, enviam, de seguida, ao dono da conta, uma mensagem via email ou WhatsApp, dizendo que são do serviço de apoio, ou do serviço de segurança das redes sociais.

"Esta fraudulenta refere que está em curso uma tentativa de acesso à conta da vítima, por terceiros desconhecidos. Solicita, por isso, que sejam confirmados todos os dados e códigos de acesso à conta", refere o MP. Porém, trata-se de uma página falsa, gerida pelos criminosos.

Os criminosos pedem que copiem e colem o código na página simulada e ao fazê-lo, "ficam habilitados a gerar uma nova password de acesso à conta e a aceder à mesma", alterando os mecanismos de recuperação da conta. "Desta forma, passam a poder aceder livremente à conta, controlando-a completamente, ao mesmo tempo que inviabilizam, de todo, o acesso pelo seu legítimo titular", dá conta ainda a nota.

"Propósito de lucro"

Na generalidade dos casos identificados, trata-se de uma atividade levada a cabo por grupos criminosos organizados, com o propósito de lucro. Os diferentes grupos criminosos fazem diferentes utilizações fraudulenta das contas 'furtadas'.

"Numa boa parte dos casos identificados, as contas são utilizadas para difusão de mensagens de publicidade a plataformas de investimentos em criptomoedas. Invariavelmente, são plataformas fraudulentas, que não se dedicam a gerir legitimamente investimentos naquele tipo de ativos", refere o comunicado.

Em muitos outros casos, o dono da conta tem sido abordado pelos criminosos, que lhe pedem um resgate, para lhe serem devolvidas as credenciais de acesso à conta. São alvo muito frequente deste tipo de atuação os chamados 'influencers' e outros produtores de conteúdos online, cuja atividade na Internet tem como objetivo a obtenção de rendimentos económicos.

O mesmo sucede com negócios de venda online (venda de roupa, acessórios de moda, artesanato ou muitos outros) que, não tendo lojas físicas, dependem de visibilidade na Internet.

"Tem sido noticiado um grande número de casos de 'furto' de credenciais de páginas deste tipo, os quais têm importantes consequências pecuniárias para os visados", nota o MP.

Leia Também: Falsos telefonemas policiais? Saiba como pode evitar estas burlas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório