Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

MAI aceita propostas para comandar PSP de Lisboa e UEP

Superintendente Fiães Fernandes comandará Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. Já o Superintendente Luís Carrilho será Comandante da Unidade Especial de Polícia da PSP.

MAI aceita propostas para comandar PSP de Lisboa e UEP
Notícias ao Minuto

17:30 - 10/09/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Polícia

O ministro da Administração Interna (MAI), José Luís Carneiro, aceitou as propostas de nomeação dos Superintendentes Fiães Fernandes e Luís Carrilho para os cargos de Comandante Metropolitano de Lisboa da PSP e da Unidade Especial de Polícia, respetivamente.

Em comunicado, o MAI refere que as propostas "foram apresentadas pelo recém-empossado Diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe José Barros Correia", e vão agora "seguir os trâmites processuais".

Fiães Fernandes é, atualmente, diretor do Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações da PSP, tendo previamente desempenhado funções de diretor-adjunto do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e em missões internacionais de policiamento ao serviço da ONU, nomeadamente de comandante de contingente na Bósnia Herzegovina.

Já Luís Carrilho, que lidera atualmente o Serviço de Segurança da Presidência da República, comandou, no passado, as forças de Polícia das Nações Unidas nas operações de manutenção da paz em Timor-Leste, Haiti e República Centro-Africana. Foi nomeado conselheiro de polícia das Nações Unidas (UNPOL), e foi diretor da Divisão de Polícia no Departamento de Operações de Paz da ONU, em 2017.

"Após o exercício de funções na ONU, desempenhava desde outubro de 2022 as funções de Chefe do Serviço de Segurança da Presidência da República (Oficial de Segurança do Presidente da República)", lê-se ainda na mesma nota informativa.

As nomeações de Fiães Fernandes para o maior comando da PSP do país e de Luís Carrilho para a unidade de elite desta força de segurança surgem dias depois da constituição da nova equipa da direção nacional da Polícia de Segurança Pública.

Após José Barros Correia ter tomado posse como novo diretor da PSP, há cerca de uma semana, passaram a fazer parte da direção nacional da polícia Paulo Lucas, que era o comandante da UEP, como diretor nacional adjunto de operações e segurança, e Paulo Pereira, comandante do Cometlis, como inspetor nacional.

A estrutura de topo da PSP passa ainda a contar com Paula Peneda como diretora nacional adjunta de recursos humanos, e Bastos Leitão como diretor nacional adjunto de logística.

[Notícia atualizada às 18h14]

Leia Também: MAI dá 'luz verde' a nomeação de Neto Gouveia para comandar PSP do Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório