Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

MAI dá 'luz verde' a nomeação de Neto Gouveia para comandar PSP do Porto

Proposta surgiu na sequência da nomeação da atual Comandante da PSP no Porto para integrar a nova Direção Nacional da Polícia.

MAI dá 'luz verde' a nomeação de Neto Gouveia para comandar PSP do Porto
Notícias ao Minuto

15:19 - 08/09/23 por Notícias ao Minuto

País Polícia

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, aceitou a proposta de nomeação do Superintendente Pedro Neto Gouveia para Comandante do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP), conforme avançou o próprio ministério em comunicado.

A proposta foi apresentada pelo recém-empossado Diretor Nacional da PSP, Superintendente Chefe José Barros Moura, "e vai agora seguir os trâmites habituais", lê-se na mesma missiva.

Isto na sequência da nomeação da atual Comandante da PSP no Porto, Superintendente-Chefe Paula Peneda, para integrar a nova Direção Nacional da Polícia, tornando-se assim na primeira mulher a ocupar este cargo.

Pedro Manuel Neto Gouveia, de 57 anos, é, desde 2015, diretor do Departamento de Segurança Privada da PSP, tendo dirigido, no passado, o Departamento de Operações da Direção Nacional da PSP.

Conta no currículo, no entanto, com outras experiências profissionais, como o cargo de chefe de Esquadra no Comando Distrital de Vila Real ou de instrutor do Curso de Formação de Guardas na Escola Prática de Polícia (EPP). Foi, também, comandante da 1.ª Esquadra de Trânsito na Divisão de Trânsito do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS) e formador da disciplina de Trânsito no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

É superintendente da PSP desde 2014 e licenciou-se em Ciências Policiais pela Escola Superior de Polícia, atual Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Possui, também, o Curso de Defesa Nacional (2020-2021).

Desconhece-se, no entanto, a data em que Neto Gouveia será empossado neste cargo.

[Notícia atualizada às 15h54]

Leia Também: Pela primeira vez, mulher polícia assume cargo na direção nacional da PSP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório