Torres Vedras inaugura no sábado centro escolar de 5milhões no Ramalhal

A Câmara de Torres Vedras inaugura no sábado o Centro Escolar do Ramalhal, um investimento de cinco milhões de euros com capacidade para duas centenas e meia de alunos.

Pais reclamam apoio para despesas superiores aos manuais do 1.º Ciclo

© iStock

Lusa
07/09/2023 13:08 ‧ 07/09/2023 por Lusa

País

Educação

 

"dummyPub">

"Esta escola tem como objetivo dar resposta a todas as localidades da freguesia do Ramalhal", referiu à agência Lusa o município do distrito de Lisboa.

Com o novo estabelecimento, vão ser encerrados os jardins-de-infância do Ameal e Abrunheira e o edifício onde funcionava a Escola Básica do Ramalhal.

Esta reorganização da rede escolar do concelho relativa ao ensino pré-escolar e ao primeiro ciclo do ensino básico, no âmbito da Carta Educativa, "vai permitir disponibilizar à comunidade condições de ensino/aprendizagem mais enquadradas com a realidade educativa atual, agregando recursos e meios num complexo de infraestruturas/equipamentos", justificou a autarquia.

O centro escolar possui seis salas de aula do primeiro ciclo, quatro do pré-escolar, sala polivalente, quatro salas de atividades, sala de docentes e não docentes, duas salas de trabalho e atendimento, biblioteca, refeitório e copa, instalações sanitárias, recreios cobertos e descobertos, pavilhão desportivo e 76 lugares de estacionamento.

Os espaços de recreio descobertos - compostos por horta pedagógica, bosque, superfície com túneis e escorrega, jogo de água e caixa de areia - foram concebidos no âmbito de um trabalho de parceria desenvolvido entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e uma equipa da Faculdade de Motricidade Humana liderada por Carlos Neto.

Neste novo ano letivo, o estabelecimento vai funcionar com 93 alunos do pré-escolar e 91 do primeiro ciclo.

Dos cerca de cinco milhões de euros investidos, 4,8 milhões foram gastos na construção e quase 200 mil euros na aquisição de equipamentos e mobiliário.

A obra foi financiada em 1,8 milhões por fundos comunitários.

Para a construção, a autarquia contraiu um empréstimo de 5,1 milhões.

À semelhança do mandato anterior, a câmara de liderança socialista, presidida por Laura Rodrigues, tem como prioridade terminar a construção de novos centros escolares no concelho.

Leia Também: Emocionante. Pai troca artesanato por alimentos para o filho no México

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas