Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

INEM prestou assistência a mais de quatro mil peregrinos durante a JMJ

Emergência Médica prestou cuidados aos presentes no evento entre os dias 1 e 6 de agosto.

INEM prestou assistência a mais de quatro mil peregrinos durante a JMJ
Notícias ao Minuto

20:34 - 16/08/23 por Ema Gil Pires

País JMJ

O INEM prestou assistência, durante a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal, a 4.376 pessoas nos recintos do evento, informa uma nota publicada no portal deste instituto.

A fonte citada revelou que "de um total de 4.376 pessoas assistidas nos recintos da JMJ, apenas 153 (3,5%) necessitaram de observação ou cuidados adicionais em ambiente hospitalar".

A estes números "acrescem" ainda, segundo o INEM, "as chamadas que deram entrada via Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) através do Número Europeu de Emergência 112, e que foi possível relacionar com peregrinos da JMJ". Neste âmbito, contabilizam-se 253 pessoas assistidas.

Entre as situações mais recorrentes que obrigaram à prestação de cuidados médicos durante a realização desta jornada "destacam-se as relacionadas com o calor, nomeadamente desidratação, insolações, mas também traumatismos, indisposições e crises de ansiedade".

A contabilização tem em conta os seis dias do evento, que decorreu entre 1 e 6 de agosto. Os cuidados foram prestados pelo dispositivo de Emergência Médica afeto ao evento, "operacional nas diferentes localizações da JMJ 2023": Parque Eduardo VII, Alameda Dom Afonso Henriques, Terreiro do Paço, Parque Tejo e Passeio Marítimo de Algés, na zona da grande Lisboa, e no Santuário de Fátima.

Considerado o maior evento da Igreja Católica, as jornadas nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, na sequência de um primeiro encontro desta natureza promovido em Roma, em 1985, por ocasião da celebração do Ano Internacional da Juventude.

As principais cerimónias desta jornada, que contaram com a presença do Papa Francisco, decorreram no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, embora também tenham sido realizados eventos noutras localizações - nomeadamente no Parque Eduardo VII. Foi a primeira vez que o evento decorreu em Portugal.

Leia Também: Acidente obriga ao corte de trânsito na EN 105-2 em Santo Tirso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório