Foram localizados lusodescendentes afetados pelos incêndios do Havai

O MNE admite que possam existir ainda outros desaparecidos.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
13/08/2023 13:26 ‧ 13/08/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Havai

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) confirmou, este domingo, que foram localizados alguns lusodescendentes afetados pelos incêndios na ilha de Maui, no Havai, Estados Unidos.

No entanto, o MNE não descartou, à RTP3, a hipótese de que possam existir ainda outros lusodescendentes que estejam desaparecidos, neste momento.

O Governo português acompanha a situação no Havai através do Consulado-Geral de Portugal em São Francisco, na Califórnia.

No sábado, diz o canal de serviço público, citando informação do MNE, havia cerca de 30 cidadãos nacionais inscritos neste consulado, com residência oficial no Havai.

O arquipélago conta com uma comunidade luso-americana (com dupla nacionalidade) composta por cerca de 200 pessoas. Um número residual comparado à comunidade lusodescendente, que não tem necessariamente a nacionalidade portuguesa, mas que advém da emigração para o arquipélago no final do século XIX. Essa, estima-se, terá cerca de 100 mil elementos.

No sábado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que "não há notícia de nacionais portugueses" entre as vítimas mortais dos incêndios florestais no Havai, nos Estados Unidos.

Antes, o Ministério dos Negócios Estrangeiros tinha confirmado a existência de lusodescendentes desaparecidos na sequência dos incêndios florestais no Havai. Declarou também que não registou qualquer pedido de apoio de cidadãos de nacionalidade portuguesa, dupla nacionalidade ou lusodescendentes no Havai.

De acordo com as autoridades do condado de Maui, cerca de 1.418 pessoas foram levadas para abrigos. Morreram já pelo menos 93 pessoas.

Os fogos são os mais mortíferos e destruidores dos desastres ocorridos no Havai, desde o 'tsunami' de 1960, que causou a morte a 61 pessoas.

Estes incêndios são mesmo os mais mortais nos EUA desde o de 2018, em Camp Fire, no Estado da Califórnia, que provocou 85 mortos e reduziu a cinzas a cidade de Paradise.

Os riscos da cidade de Lahaina quanto a incêndios eram conhecidos. O plano de mitigação do condado de Maui, atualizado em 2020, identificou Lahaina e outras comunidades na parte ocidental de Maui como tendo frequentes incêndios e um grande número de edifícios em risco de sofrerem estragos pelos fogos.

[Notícia atualizada às 14h24]

Leia Também: Santos Silva expressa "solidariedade" a lusodescendentes no Havai

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas