Cerca das 22h30, milhares de pessoas, sobretudo jovens, embora também alguns menos jovens, concentraram-se em frente ao palco do Terreiro do Paço, que tem acolhido concertos ao longo dos últimos dias no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), para ouvirem o grupo Chemin Neuf Worship.
A organização da JMJ descreve esta iniciativa cultural como um "concerto de louvor com músicas cristãs católicas de diversos artistas com a missão de realizar um grande momento de oração e louvor".
Apesar da noite ventosa, uma enorme alegria espalhou-se ao longo da Praça do Comércio, não só junto ao palco mas também nas imediações onde havia mais espaço para danças e coreografias.
Mas se uns ainda tinham energia para 'dar e vender', outros acusavam cansaço e sentavam-se no chão ou em cadeiras portáteis que tinham consigo.
No local não havia barracas de venda de comida e bebida. Os poucos peregrinos que estavam a hidratar a garganta tinham ido comprar as suas bebidas a outros locais.
Antes do grupo francês subir ao palco, uma voluntária da JMJ começou a 'puxar' pelos peregrinos, incentivando-os a cantar e gritando o nome de vários países.
Portugal e França foram os que receberam mais aplausos e gritos dos presentes. França acabou por receber uma melhor resposta da plateia e a voluntária decidiu que era o país vencedor daquele desafio.
No âmbito da JMJ, a comunidade católica Chemin Neuf (Caminho Novo, em português) já tinha organizado o festival ecuménico "Welcome to Paradise", em Portimão, que acolheu mais de 4.000 jovens, entre 26 de julho e a última segunda-feira.
Este concerto faz parte do Festival da Juventude da JMJ, que contempla um conjunto de eventos religiosos, de dança, teatro, cinema e desporto, assim como exposições e conferências por toda a cidade de Lisboa, em palcos e espaços exteriores, mas também em espaços interiores.
Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a edição deste ano da Jornada Mundial da Juventude, que termina no domingo, sendo esperadas mais de um milhão de pessoas.
As principais cerimónias da JMJ, considerado o maior evento da Igreja Católica, decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, e no Parque Eduardo VII, no centro da capital.
Além das cerimónias em que participa o Papa há centenas de outras, de religiosas a eventos musicais.
Leia Também: JMJ. Por Lisboa esta 6.ª-feira? Atenção aos condicionamentos do trânsito