Santarém. Bairro Militar vendido em hasta pública a quatro promotores

A Câmara de Santarém alienou, em hasta pública, os quatro lotes do antigo bairro militar da extinta Escola Prática de Cavalaria, por um valor global de 937.253 euros, a quatro proponentes diferentes.

Notícia

© ShutterStock

Lusa
28/07/2023 17:17 ‧ 28/07/2023 por Lusa

País

Santarém

Fonte do município disse à Lusa que o Bloco 1 recebeu duas propostas, tendo sido adjudicado a Afonso Leonardo Lda por 230.000 euros, o Bloco 2, com quatro interessados, foi adjudicado a Sucesso Digital Lda por 226.553 euros, o Bloco 3, com três propostas, foi adjudicado a Ricardos & Silvério Lda por 240.900 euros e o Bloco 4 (2 propostas) foi adjudicado à Vontade Mágica Lda por 239.800 euros.

Segundo a fonte, os quatro compradores irão reunir-se para que haja "uniformidade" na reconstrução dos imóveis, que têm, no total, 32 apartamentos.

O antigo bairro, que acolheu oficiais da antiga Escola Prática de Cavalaria, foi abandonado e entrou em elevado estado de degradação após a saída da EPC da cidade, em 2006.

Os edifícios haviam sido já colocados em hasta pública, em 2017 e em 2018 (nesse ano por duas vezes, em fevereiro e em maio), sem que, contudo, tivesse sido apresentada qualquer proposta.

Da primeira vez, cada lote apresentava como base de licitação o valor de 536.320 euros, que baixou para os 375.424 euros na segunda vez e para os 267.797 na terceira, tendo na que terminou sido de 217.580 euros.

A Câmara de Santarém ainda assinou, em 2018, um protocolo com a Fundiestamo para a criação de um subfundo, no âmbito do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE), com vista à reabilitação dos quatro blocos e colocação no mercado de arrendamento, não tendo depois chegado a acordo quanto aos valores que eram exigidos ao município.

Em 2021, foi assinado novo protocolo, desta vez com o Instituto Politécnico de Santarém, com o objetivo de transformar os quatro edifícios em residências para estudantes com recurso a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), uma candidatura que não foi aprovada, ditando a devolução dos imóveis à posse do município.

Leia Também: JMJ. Hospital de Santarém reforçou formação sobre triagem em catástrofe

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas