Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Bactéria? Bebé que morreu no Hospital Sta. Maria tinha "outros problemas"

O diretor clínico do Hospital Santa Maria, em Lisboa, falou sobre a deteção da bactéria Klebsiella Pneumoniae no serviço de Neonatologia.

Bactéria? Bebé que morreu no Hospital Sta. Maria tinha "outros problemas"
Notícias ao Minuto

09:48 - 28/07/23 por Notícias ao Minuto

País Hospital Santa Maria

O diretor clínico do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, falou, esta sexta-feira, sobre a deteção da bactéria multirresistente Klebsiella Pneumoniae, que levou ao encerramento do serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria.

Sublinhando, em declarações à RTP3, que “não há razões para alarme”, Rui Tato Marinho reforçou que os bebés estão estáveis. “Nenhum tem doença grave. Estão todos bem. Parece que não têm nada. Sabemos que têm essa bactéria porque fizemos análises. Nenhuma morreu provocada por essa bactéria”.

Confrontando com a morte de uma criança no serviço que estará a ser investigada, o responsável respondeu: “Há um caso – que posso dizer que não está a ser investigado – que sabemos que aconteceu. Foi uma criança que morreu, muito pequenina - com imensos outros problemas. Por acaso, encontrou-se lá essa bactéria. Não quer dizer que tenha sido a causa de morte - antes pelo contrário”, afirmou.

Questionado sobre qual a altura em que esta situação estará resolvida, Tato Marinho referiu: “Esperamos que demore algumas semanas, e, em alguns casos, até pode demorar alguns meses a eliminar a infeção. O problema é esse, são internamentos muito prolongados”.

O responsável disse ainda que as restrições e isolamento no serviço se vão manter. “São precauções de isolamento para não alastrar a mais bebés e para rapidamente conseguirmos controlar a situação. E para que seja possível internar outros bebés que precisem”, explicou.

Leia Também: Santa Maria. Investigada morte de bebé que testou positivo a bactéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório