Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Youtuber apresenta rota com 777 kms como "produto turístico do Norte"

Uma "grande estrada circular", com 777 quilómetros de extensão e que percorre toda a região Norte, atravessando 35 municípios, foi hoje apresentada publicamente, em Esposende, pela mão de um youtuber da região.

Youtuber apresenta rota com 777 kms como "produto turístico do Norte"
Notícias ao Minuto

18:28 - 07/06/23 por Lusa

País Marco Neiva

"Este é um produto turístico, que conecta duas estradas épicas (a Nacional 103 e a Nacional 222) e que pretende combater assimetrias entre litoral e interior e gerar riqueza para todo o Norte", disse Marco Neiva à Lusa.

Chama-se Rota Norte e traduz-se numa aventura, sem ponto de partida nem de chegada, para se fazer de bicicleta, de mota, carro ou autocaravana.

A rota cobre as regiões do Minho, Trás-os-Montes, Douro e Porto, atravessando oito distritos e 35 municípios.

Passa ainda pelas estradas nacionais 13, 218 e 221, que, acrescenta Marco Neiva, formam o "anel dourado dos grandes viajantes".

"A ideia é criar um produto turístico que seja para o Norte aquilo que a EN2 é para todo o país", referiu o mentor da ideia.

Já disponível em rotanorte.pt e no youtube, o projeto vai ainda contar com um guia com toda a informação sobre os locais e motivos "de visita obrigatória" ao longo do trajeto, como monumentos, paisagens, costumes, tradições, gastronomia e alojamento.

O guia deverá estar pronto no próximo ano.

Um mapa digital interativo e um passaporte turístico digital são outros componentes do projeto.

Numa fase de arranque, o produto está a ser promovido essencialmente dentro de portas, mas o objetivo é projetá-lo além-fronteiras, aproveitando a proximidade do aeroporto Sá Carneiro e os vários "pontos de contacto" com a Espanha.

Segundo Marco Neiva, nos próximos quatro dias será realizado o passeio inaugural, com 30 participantes, que servirá para reunir fotografias para o futuro guia.

"Este é um produto turístico que já despertou o interesse dos municípios da região e da própria Entidade Regional de Turismo", afiançou o youtuber.

Explicou que a apresentação pública decorreu em Esposende por este ser o único concelho por onde a rota passa duas vezes, designadamente na EN13 e na EN103.

Leia Também: "Uma vergonha" que a EN243 continue interrompida devido a derrocada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório