Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Planos para ir à praia? Eis como identificar e agir perante um agueiro

A Autoridade Marítima Nacional divulgou um vídeo explicativo sobre como agir perante um agueiro.

Planos para ir à praia? Eis como identificar e agir perante um agueiro
Notícias ao Minuto

22:15 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

País Autoridade Marítima Nacional

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) divulgou, esta terça-feira, um vídeo nas redes sociais, onde explica como reconhecer e agir perante um agueiro. 

"Um agueiro consiste na existência de uma corrente com a direção de terra para o mar, que é criada pelo retorno da água trazida pelas ondas para a praia", começa por explicar a autoridade, na rede social Facebook.

As zonas onde ocorrem agueiros são caracterizadas "pela ausência de ondas" e podem ser identificadas através de vários fatores, entre os quais a cor de água diferente, a ausência de espuma à superfície e pelo facto de se encontrar com movimento contrário da rebentação.

No vídeo, a AMN alerta que "estas correntes podem ser muito fortes", conseguindo arrastar as pessoas "para zonas afastadas e mais profundas da praia".

Caso seja apanhado por um agueiro, o importante é "manter a calma", "não entrar em pânico e não tentar vencer a corrente". Deverá "pedir ajuda e nadar lateralmente até deixar de sentir o efeito da corrente", até conseguir "sair da água num local afastado".

Sublinhe-se que a época balnear arrancou a 15 de maio e Portugal conta este ano com 589 praias vigiadas, mais quatro do que em 2022.

Leia Também: Época balnear com "dispositivo completo" nas praias do litoral alentejano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório