Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Depressão Oscar 'aterra' na Madeira (e nas Canárias). O que esperar?

Os arquipélagos portugueses e espanhol vão experienciar chuva e vento fortes, com potencial para deslizamentos de terras e inundações. Chuva continua até ao continente e Primavera Sound terá edição 'abençoada' pela chuva. Alerta laranja na Madeira até às 15 horas de terça-feira.

Depressão Oscar 'aterra' na Madeira (e nas Canárias). O que esperar?
Notícias ao Minuto

08:34 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto

País Depressão Oscar

A depressão Oscar chega esta tarde ao arquipélago da Madeira, trazendo uma onda de chuva forte para a costa sul e regiões montanhosas do arquipélago, com ambas as zonas da região a ficarem sob alerta vermelho até às 15 horas de terça-feira. Nos Açores, o grupo Oriental está sob aviso laranja entre as 21 horas e as 9 horas de terça-feira.

O fenómeno meteorológico acaba por ser algo raro para esta altura do ano, especialmente à latitude a que se encontram os arquipélagos. Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) descreve a depressão Oscar como "complexa", indicando que esta vai transportar "uma massa de ar tropical com um conteúdo em vapor de água excecionalmente elevado".

Isto implica que, na Madeira e no arquipélago espanhol das Canárias, se registe na segunda-feira chuva muito forte, acompanhada de trovoada e vento forte, especialmente "com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas da ilha da Madeira, suscetível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas". A previsão do IPMA aponta para que a precipitação possa surgir "com acumulados que poderão ser superiores a 100 mm", esperando-se assim dificuldades nas ruas da ilha.

Na tarde do dia 6, o tempo forte e complicado deverá continuar, com o Porto Santo a também sofrer com ondas e ventos fortes.

Também as autoridades espanholas estão particularmente preocupadas com a passagem da depressão Oscar pelas Canárias, com a autoridade meteorológica local a esperar um "episódio anómalo de chuvas" e "rajadas de vento de mais de 100 km/h nas ilhas ocidentais". Foi emitido um alerta laranja para a região.

A AEMet, a Agência Estatal de Meteorologia espanhola, explicou que a situação tropical que se regista estes dias vai provocar "na madrugada de terça-feira, chuvas generalizadas, persistentes e localmente fortes ou muito fortes, menos intensas e frequentes nas ilhas mais orientais".

O fenómeno meteorológico foi dando avisos às autoridades durante a semana, mas só no domingo é que a depressão foi finalmente 'batizada'. Segundo o IPMA, o nome de Oscar "foi atribuído pela AEMet" - a primeira tempestade a ser batizada em Portugal foi a tempestade Ana, em 2017. Desde então, as agências meteorológicas de Portugal, Espanha e França têm colaborado na atribuição dos nomes dos fenómenos, escolhidos a partir de uma lista de A a Z.

Chuva 'estica' até ao continente

Apesar da depressão Oscar afetar maioritariamente os arquipélagos portugueses e espanhóis, a costa continental portuguesa não vai escapar ao regresso da chuva e há mesmo avisos amarelos para algumas regiões do país, durante o dia de segunda-feira.

Entre as 12 horas e 21 horas, os distritos interiores de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu estão todos sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada, com as autoridades a preverem trovoada "frequente" e "aguaceiros, por vezes fortes e que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes de vento".

A chuva deverá continuar durante o início da semana e, com as previsões até agora feitas, o IPMA espera ainda que os festivaleiros no Porto sejam 'abençoados'. É que o festival Primavera Sound, que abre a temporada de festivais de música entre os dias 7 e 10 de junho, vai voltar esta semana ao Parque da Cidade do Porto, uma zona da cidade praticamente ao lado da costa, pelo que será expectável que os concertos de artistas como Kendrick Lamar e Rosalía sejam vistos por um 'mar' de impermeáveis.

Zonas costeiras e prédios degradados são de evitar

As fortíssimas cheias da Madeira, que deixaram o arquipélago devastado em 2010, têm sido cada vez mais frequentes, e quase todos os anos há um fenómeno de chuva intensa ou de vento que colocam ambas as ilhas sob alerta e receosa pelo pior.

As últimas cheias ocorreram em 2021, com a ilha da Madeira a ficar sem luz durante várias horas, por causa da trovoada e das inundações que danificaram o fornecimento de energia. Houve também casos de estados intransitáveis, carros alagados e deslizamentos de terras.

Perante os alertas dos últimos anos, a Proteção Civil da Madeira recomendou que os habitantes e turistas na ilha evitem viajar para as zonas afetas e que sejam evitadas zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas. Há também que tomar atenção a possíveis quedas de árvores.

Para quem conduzir, as autoridades pedem que seja reforçada a condução defensiva, com uma redução da velocidade, além de um cuidado extra a riscos com os sistemas de escoamento e objetos no meio da estrada. Já aos transeuntes, são fortemente desencorajados passeios a pé, especialmente em zonas montanhosas e junto à costa.

Para evitar, ainda, que o tempo adverso impacte as viagens marítimas, a ligação entre o Porto Santo e Funchal, operada pela Porto Santo Line e programada para as 18 horas, foi antecipada para as 12 horas.

Leia Também: Costa sul e regiões montanhosas da Madeira a 'vermelho' a partir das 15h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório