Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Morreu o médico António Araújo Teixeira. Ministro fala em "legado imenso"

O Ministério da Saúde presta homenagem a António Araújo Teixeira.

Morreu o médico António Araújo Teixeira. Ministro fala em "legado imenso"
Notícias ao Minuto

23:46 - 04/06/23 por Notícias ao Minuto

País Óbito

O Ministério da Saúde presta homenagem, este domingo, a António Araújo Teixeira, que faleceu aos 91 anos, "recordando a genialidade que o elevou a referência nacional, ao prestigiar a Medicina, a Ciência e a Academia em Portugal".

"Recebi com consternação a notícia do falecimento de António Araújo Teixeira. Neste dia pesaroso, envio as mais sentidas e profundas condolências à família, aos amigos, à comunidade portuense e a todos os que com ele privaram", pode ler-se num comunicado. 

António Araújo Teixeira nasceu no Porto, na freguesia de Cedofeita. "Decano da cirurgia portuense, aluno brilhante, médico cirurgião exímio, docente proeminente, deixa um legado imenso na cirurgia geral e um percurso médico-científico ímpar", pode ainda ler-se na nota de Manuel Pizarro. 

Iniciou a sua carreira hospitalar no Hospital de Santo António. Ingressou depois no Hospital de São João e lecionou na Faculdade de Medicina do Porto. Frequentou o serviço de Cirurgia do Hospital Bichat, em Paris, centro de alto prestígio internacional em Cirurgia Hepatobiliar. Mais tarde, assumiu diversos cargos de direção no Hospital de São João, durante quase três décadas.

Em 2001, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

O funeral realiza-se nesta segunda-feira, dia 5 de junho, às 15h00, na Igreja do Foco, na Boavista.

Leia Também: Movimento em defesa do SNS quer "a polis" na rua a discutir soluções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório