Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo festeja Dia dos Açores, região de "gentes com espírito indomável"

Chefe de Estado assinalou data especial na página oficial da Presidência da República.

Marcelo festeja Dia dos Açores, região de "gentes com espírito indomável"
Notícias ao Minuto

13:11 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

País Dia dos Açores

Marcelo Rebelo de Sousa assinalou o Dia dos Açores, que se festeja esta segunda-feira, 29 de maio, na página da Presidência da República.

De acordo com o Chefe de Estado este dia, que é também feriado e "segunda-feira do Espírito Santo", "é uma ocasião especial para celebrar a cultura e a história da Região Autónoma dos Açores e das sua nove ilhas" e uma oportunidade para enviar uma "saudação muito calorosa a todos os açorianos".

Para o Presidente da República é ainda "uma ocasião em que se celebra a identidade dos açorianos e a autonomia politico-legislativa, esteio fundamental da participação democrática dos cidadãos, do desenvolvimento económico e social e da defesa dos interesses da Região. E, também por isso, uma ocasião muito especial para celebrar a unidade nacional e os laços de solidariedade entre todos os portugueses".

"O arquipélago dos Açores, com a sua natureza exuberante e gentes com espírito indomável, é constituinte imprescindível da dimensão atlântica de Portugal. Por isso, este é também o momento para continuarmos a unir esforços para um desenvolvimento social e económico sustentável, aproveitando em particular essa enorme riqueza que é o Oceano Atlântico, sempre com respeito pelo meio ambiente", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Perante isto, o Presidente da República deseja que "este dia seja de alegria e de celebração, mas também de solidariedade e de inspiração para todos juntos continuarmos a vencer as adversidades e a superar os desafios, construindo um futuro brilhante para os Açores, que o mesmo é dizer para Portugal".

Leia Também: No Dia dos Açores, Costa saúda "espírito empreendedor" dos açorianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório