Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

GNR resgatou 151 migrantes ao largo de Itália. 35 eram crianças

Salvamento aconteceu no dia 27 de maio, em Crotone.

Notícias ao Minuto

09:12 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

País Crise dos refugiados

A Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou 151 migrantes, 35 dos quais crianças, no dia 27 de maio, ao largo da costa de Crotone, em Itália.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os militares revelam que a operação, que dá pelo nome de 'Themis 2023', durou mais de 29 horas.

O alerta para uma "embarcação de pesca suspeita" foi dada pelas autoridades italianas, por volta das 00h50.

De imediato, a lancha de patrulhamento costeiro 'Bojador' foi acionada para apoiar na ação de deteção do barco de pesca.

Em coordenação com um meio aéreo e com recurso aos seus sistemas de vigilância, pelas 13h35, a GNR detetou a embarcação que se dirigia para a costa italiana, com mais de uma centena e meia de migrantes a bordo.

Conta ainda a Guarda que, encontrando-se apenas no local o 'Bojador' e dado o número avultado de pessoas a bordo, foi dada indicação para os militares manterem a vigilância e aguardar a chegada de uma outra embarcação pertencente à guarda costeira italiana, para se dar início à operação de resgate.

O resgate só ficou concluído na madrugada de dia 28 de maio, depois de os migrantes terem desembarcado em segurança no porto de Crotone.

Recorde-se que a Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro, projetou a Lancha de Patrulhamento Costeiro 'Bojador' na Operação Conjunta 'THEMIS 2023' - Itália, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça, que decorrerá até 12 de julho de 2023.

Leia Também: Grupo de migrantes preso no muro de fronteira da Polónia com Bielorrússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório