Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Estudo. Um em cada 10 utentes adultos do SNS no Norte tem obesidade

Um em cada 10 utentes adultos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) da região Norte tem obesidade, destacando-se as pessoas com idades entre 65 e 74 anos, revela um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Estudo. Um em cada 10 utentes adultos do SNS no Norte tem obesidade
Notícias ao Minuto

06:29 - 20/05/23 por Lusa

País Obesidade

A investigação divulgada hoje, no Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, tem por base os registos eletrónicos de saúde desta doença crónica.

Dados enviados à agência Lusa referem que os investigadores identificaram mais de 266 mil adultos com diagnóstico de obesidade no Norte, analisando-os sob o ponto de vista biodemográfico, multimorbilidade, ou seja, terem dois ou mais problemas de saúde, e utilização de recursos de saúde.

Os resultados revelam que 10,2% dos utentes adultos têm obesidade e que, dependendo da faixa etária, o grupo de indivíduos registados com a codificação referente à obesidade realizou quase o dobro de consultas médicas de Medicina Geral e Familiar.

Também teve praticamente o dobro de gastos com prescrições de medicamentos e exames de diagnóstico do que a população não obesa.

"Os custos que a obesidade representa para a sociedade também se fazem sentir devido às faltas ao trabalho por doença e dificuldades de emprego", considera a professora da FMUP Rosália Páscoa, citada nas informações enviadas à Lusa.

Médica de família e primeira autora deste estudo, Rosália Páscoa chama a atenção para os dados que revelam que os utentes sinalizados como obesos tiveram mais do dobro de ausências ao trabalho por motivos médicos e, pelo menos, o dobro de dias de doença.

De acordo com os investigadores, a prevalência da obesidade encontrada neste estudo foi inferior à documentada em estudos portugueses anteriores, "mas isso não significa que a obesidade esteja a diminuir".

"Podem existir mais pacientes com obesidade que não foram devidamente codificados como tal nos registos eletrónicos, ou seja, até podemos estar perante um subdiagnóstico claro da obesidade, o que retarda o início da intervenção e aumenta o risco de desenvolvimento de outras doenças", esclarece a professora da FMUP.

Os doentes com obesidade são predominantemente mulheres de meia-idade.

Quanto às outras doenças mais prevalentes, acrescenta, são sobretudo a hipertensão e a diabetes.

Os investigadores defendem a realização de trabalhos futuros para automatizar a codificação da obesidade para menores de 18 anos.

"Isto será fundamental para sensibilizar para o problema numa fase precoce, antecipando intervenções no estilo de vida e amplificando o seu impacto na prevenção de problemas associados à obesidade", defende Carlos Martins que é também médico de família e investigador do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS).

O controlo regular do peso, acrescentam os autores do estudo, também "merece especial atenção para ser possível reconhecer a situação o mais cedo possível", bem como a implementação de estratégicas práticas, "como a criação de um programa específico de consulta com abordagens verdadeiramente direcionadas à obesidade".

Além de Rosália Páscoa e Carlos Martins, participaram neste estudo Andreia Teixeira, Teresa S. Henriques, Hugo Monteiro e Rosário Monteiro.

Leia Também: Portugal é o 8.º país do mundo mais preparado para combater obesidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório