Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal é o 8.º país do mundo mais preparado para combater obesidade

À frente de Portugal ficou a Suíça, Finlândia, Noruega, Islândia, Suécia, França e Reino Unido.

Portugal é o 8.º país do mundo mais preparado para combater obesidade
Notícias ao Minuto

00:01 - 20/05/23 por Notícias ao Minuto

País DGS

Portugal é o 8.º país do mundo mais bem preparado para combater a obesidade. Quem o diz é um ranking da World Obesity Federation, o 'World Obesity Atlas 2023', que analisa 183 países, de acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS).

À frente de Portugal ficou a Suíça, Finlândia, Noruega, Islândia, Suécia, França e Reino Unido.

Portugal destaca-se "face aos países do sul da Europa com poder económico semelhante" e a DGS atribui a posição a um "conjunto de medidas de promoção da saúde que tem sido desenvolvido". 

"O bom resultado de Portugal é, entre outros aspetos, explicado pelo facto de terem sido aplicadas várias medidas na área da promoção da saúde, nomeadamente da alimentação saudável e da atividade física", destacou a DGS na data em que se assinala o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade. 

Algumas das medidas estão relacionadas com a legislação do marketing ou a redução do sal nos alimentos - "como o teor máximo de sal no pão" -, além da existência de Programas de Saúde Prioritários na DGS. 

Também as unidades de Cuidados de Saúde Primários têm capacidade para "identificar precocemente" e "dar resposta a patologias associadas à obesidade", como a diabetes ou doenças cardiovasculares. 

No entanto, "apesar de a posição no ranking ser encorajadora, este relatório refere algumas projeções preocupantes: em 2035, a percentagem de adultos com obesidade em Portugal será de cerca de 39% - um aumento de 2,8% por ano". 

Caso se confirme, alerta a DGS, além do impacto na saúde, "a despesa para mitigar problemas causados pela obesidade será equivalente a 2,2% do PIB em 2035".

Na nota, a DGS explicou que o ranking avalia indicadores da Organização Mundial de Saúde (DGS) e analisa "dados como a cobertura e capacidade de resposta dos serviços de saúde, a "mortalidade prematura por doenças crónicas" e "as políticas de prevenção desenvolvidas pelos países".

Leia Também: Nem imagina o impacto que a obesidade tem na saúde do fígado - mas devia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório