Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Posto da GNR de Viana do Alentejo é cumprimento de objetivo "com 15 anos"

A construção do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Viana do Alentejo (Évora) é o cumprimento de um objetivo com "cerca de 15 anos", disse hoje o ministro da Administração Interna naquele município.

Posto da GNR de Viana do Alentejo é cumprimento de objetivo "com 15 anos"
Notícias ao Minuto

20:07 - 18/05/23 por Lusa

País MAI

Em discurso proferido durante a cerimónia de assinatura do Contrato de Cooperação Interadministrativo com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo (CMVA), para a construção daquela infraestrutura, José Luís Carneiro apontou ainda para a conclusão da obra durante os próximos dois anos, "decorrendo nos prazos previstos".

"Significa que, no final de 2024, ou primeiro semestre de 2025, poderemos inaugurar o novo quartel da GNR de Viana do Alentejo, cumprindo um objetivo que tem cerca de 15 anos. Permitiria que, ao fim de 16 anos, pudéssemos cumpri-lo, dignificando as condições dos militares", afirmou o governante na sala do Cineteatro Vianense.

As futuras instalações do novo Posto Territorial da GNR em Viana do Alentejo serão construídas num terreno cedido em 2011 pela autarquia.

Trata-se de um projeto inscrito em 2017 na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança e o protocolo de cedência do terreno foi assinado no ano seguinte com a CMVA.

A construção do futuro posto envolve "um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros [1.226.959,59 euros]" e constitui "um compromisso hoje assumido com a CMVA que, a partir de agora, tem a garantia do financiamento e pode colocar a obra a concurso", destacou José Luís Carneiro.

A verba faz parte de um investimento de "607 milhões de euros destinados a requalificar, construir e dignificar as condições para o exercício da atividade profissional" das forças de segurança, aprovado em Conselho de Ministros em julho de 2022.

"São 607 milhões de euros para investir até 2026. Estamos a falar de cerca de 250 milhões de euros para infraestruturas e equipamentos, esquadras, postos, divisões, destacamentos, e também cerca de 250 milhões de euros para modernização tecnológica", enfatizou o ministro.

No final, José Luís Carneiro desejou que todos os presentes na cerimónia estejam, na data da conclusão, "presentes para inaugurar a obra", o que considerou "um bom objetivo para todos, muito particularmente para o ministro da Administração Interna".

Leia Também: IGAI inicia formação sobre discriminação junto de comandantes da GNR e PSP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório