Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Idoso levava droga alucinogénia durante voo da América do Sul para Lisboa

O cidadão estrangeiro de 72 anos foi detido no Aeroporto Humberto Delgado, fortemente suspeito do crime de tráfico de estupefaciente.

Idoso levava droga alucinogénia durante voo da América do Sul para Lisboa
Notícias ao Minuto

10:14 - 09/05/23 por Notícias ao Minuto

País Aeroporto

A Polícia Judiciária (PJ) revelou, esta terça-feira, que, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, deteve um cidadão estrangeiro de 72 anos, no Aeroporto Humberto Delgado, fortemente suspeito do crime de tráfico de estupefaciente.

Em comunicado, a PJ explica ainda que "na posse do detido foram apreendidos cinco litros de uma substância líquida comumente conhecida como 'Ayahuasca', que na sua composição integra DMT -dimetiltriptamina - que transportou por via aérea, dissimulada na respetiva bagagem".

O homem viajou de um país da América do Sul para Lisboa, referiu a autoridade.

A detenção ocorreu no âmbito de atuações que têm em vista a prevenção e repressão da introdução de produtos estupefacientes e substâncias psicotrópicas em território nacional.

A 'Ayhuasca' é produzida a partir de plantas amazónicas e o seu consumo encontra-se associado a práticas religiosas, possuindo potencial alucinogénio capaz de provocar alterações na consciência por períodos prolongados. 

Após presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido perante a autoridade judiciária competente para aplicação de medidas de coação, foi-lhe sido aplicada uma medida de coação não privativa da liberdade.

Leia Também: PJ identifica corpo desmembrado encontrado no Cadaval. Suspeito detido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório