Idoso levava droga alucinogénia durante voo da América do Sul para Lisboa

O cidadão estrangeiro de 72 anos foi detido no Aeroporto Humberto Delgado, fortemente suspeito do crime de tráfico de estupefaciente.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
09/05/2023 10:14 ‧ 09/05/2023 por Notícias ao Minuto

País

Aeroporto

A Polícia Judiciária (PJ) revelou, esta terça-feira, que, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, deteve um cidadão estrangeiro de 72 anos, no Aeroporto Humberto Delgado, fortemente suspeito do crime de tráfico de estupefaciente.

Em comunicado, a PJ explica ainda que "na posse do detido foram apreendidos cinco litros de uma substância líquida comumente conhecida como 'Ayahuasca', que na sua composição integra DMT -dimetiltriptamina - que transportou por via aérea, dissimulada na respetiva bagagem".

O homem viajou de um país da América do Sul para Lisboa, referiu a autoridade.

A detenção ocorreu no âmbito de atuações que têm em vista a prevenção e repressão da introdução de produtos estupefacientes e substâncias psicotrópicas em território nacional.

A 'Ayhuasca' é produzida a partir de plantas amazónicas e o seu consumo encontra-se associado a práticas religiosas, possuindo potencial alucinogénio capaz de provocar alterações na consciência por períodos prolongados. 

Após presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido perante a autoridade judiciária competente para aplicação de medidas de coação, foi-lhe sido aplicada uma medida de coação não privativa da liberdade.

Leia Também: PJ identifica corpo desmembrado encontrado no Cadaval. Suspeito detido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas