Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

GNR vai aumentar fiscalização aos poços devido ao aumento de quedas

A GNR vai aumentar a fiscalização aos poços, fendas e outras irregularidades existentes nos terrenos devido ao aumento de quedas de pessoas e animais para estas estruturas nos últimos três anos, segundo um despacho do ministro da Administração Interna.

GNR vai aumentar fiscalização aos poços devido ao aumento de quedas
Notícias ao Minuto

00:06 - 06/05/23 por Lusa

País MAI

No despacho, a que agência Lusa teve acesso, José Luís Carneiro determina à Guarda Nacional Republicana para que "fiscalize os poços, fendas e outras irregularidades existentes em quaisquer terrenos" para verificar se estão resguardados ou cobertos.

"Não obstante as autoridades policiais competentes desenvolvam frequentemente ações de fiscalização destinadas a prevenir e reprimir a ocorrência de quedas desastrosas de pessoas e animais em poços, fendas e outras irregularidades existentes em quaisquer terrenos, certo é que, nos últimos três anos, tem aumentado o número destes eventos. Quem explore ou utilize, seja a que título for, o prédio onde se encontre poço, fosso, fenda ou irregularidade no solo, bem como maquinismos e engrenagens quando colocados à borda de poços, fendas e outras irregularidades no solo ou de fácil acesso, deve proceder ao seu resguardo ou cobertura eficaz", lê-se no despacho.

Segundo dados do Ministério da Administração Interna (MAI), em 2018 registaram-se nove incidentes em poços em território continental, no ano seguinte foram 12, número que sobe para 19 em 2020, passando para 23 em 2021, e no ano passado aumentaram para 31.

O despacho refere que, independentemente da aplicação da respetiva coima, as autoridades devem notificar o responsável para concluir, no prazo máximo de 24 horas, os trabalhos destinados à sua eficaz cobertura e resguardo.

De acordo com o documento, ficam excluídos deste dever de obrigatoriedade de resguardo ou cobertura eficaz de poço, fosso, fenda ou irregularidade as propriedades muradas ou eficazmente vedadas.

"Cumpre incrementar a eficácia e a eficiência das ações de prevenção e repressão da ocorrência de quedas desastrosas de pessoas e animais em poços, fendas e outras irregularidades existentes em quaisquer terrenos em propriedades não muradas ou eficazmente vedadas", sustenta José Luís Carneiro, que determina também à GNR que "fiscalize a efetiva conclusão dos trabalhos de eficaz resguardo ou cobertura" quando é violada aquela obrigação.

No despacho, o ministro determina ainda à GNR para que "comunique às entidades competentes para a instauração e instrução de procedimentos contraordenacionais pela violação da obrigação" e "promova uma campanha de sensibilização dos cidadãos para os riscos decorrentes da existência de poços, fendas e outras irregularidades existentes em quaisquer terrenos" e não "eficazmente resguardados ou cobertos".

Leia Também: GNR encontra material roubado durante execução de penhora em Gaia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório