Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governante alerta para importância de cumprir limites de velocidade

No dia em que arranca mais uma campanha de sensibilização das autoridades, fica o alerta da secretária de Estado da Proteção Civil.

Governante alerta para importância de cumprir limites de velocidade
Notícias ao Minuto

08:40 - 27/04/23 por Notícias ao Minuto

País MAI

A secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, recorreu às redes sociais, na quarta-feira, para alertar para a importância do cumprimento dos limites de velocidade durante a prática da condução.

O alerta da governante, divulgado no Twitter, surgiu em comentário à campanha das autoridades 'Viajar sem pressa', que vai ser levada a cabo entra esta quinta-feira e 3 de maio,  com o objetivo de sensibilizar para os riscos do excesso de velocidade.

Desta forma, Patrícia Gaspar reproduz os dados das autoridades: "Um veículo a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%".

"A decisão não parece difícil... Cumprir SEMPRE os limites de velocidade", alerta, por fim.

Recorde-se que o excesso de velocidade é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 60% das infrações registadas.

A campanha, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), vai integrar ações de sensibilização em todo o território de Portugal Continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, assim como operações de fiscalização. 

Leia Também: Governo conta adquirir 10.000 'bodycams' para PSP e GNR até 2026

Recomendados para si

;
Campo obrigatório