Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

D. José Ornelas reconduzido como presidente da Conferência Episcopal

O bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, vai permanecer como vice-presidente do organismo.

D. José Ornelas reconduzido como presidente da Conferência Episcopal

O bispo D. José Ornelas foi, esta terça-feira, reconduzido no cargo de presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, segundo deu conta a entidade num comunicado enviado às redações.

A decisão foi tomada no contexto das eleições para os órgãos internos - que decorreram esta terça-feira - daquele que é o principal órgão da Igreja Católica em Portugal, vigorando para o triénio 2023-2026.

Recorde-se que existiam algumas dúvidas sobre se o bispo de Leiria-Fátima iria dar continuidade ao cargo que ocupava até agora no organismo, na sequência da polémica dos abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal, que 'assombrou', de certo modo, o seu mandato. 

Aliás, o Correio da Manhã tinha, inclusive, noticiado que o bispo José Ornelas não estaria disposto para continuar a liderar a Conferência Episcopal Portuguesa - algo que, entretanto, não se confirmou.

De forma semelhante, o bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, vai permanecer como vice-presidente do organismo.

Importa salientar que a eleição aconteceu esta terça-feira, em Fátima, onde os bispos se encontram reunidos em Assembleia Plenária, desde segunda e até quinta-feira.

No âmbito deste encontro, ficou também definida a criação de um grupo, de âmbito nacional, para o acompanhamento de vítimas de abuso sexual perpetrado por membros da Igreja Católica.

[Notícia atualizada às 14h03]

Leia Também: Ornelas destaca compromisso da Igreja em "erradicar abusos sexuais"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório