Burlão português em fuga detido na Suíça. Vai cumprir 12 anos de prisão

Homem, de 61 anos, colocou-se em fuga após ser condenado em Portugal por 25 crimes de burla qualificada e três crimes de falsificação ou contrafação de documento, cometidos nos anos de 2004 e 2005.

Notícia

© Pixabay

Notícias ao Minuto
17/04/2023 11:11 ‧ 17/04/2023 por Notícias ao Minuto

País

Burla

Um português de 61 anos foi detido, recentemente, na Suíça, no cumprimento de um mandado de detenção europeu, emitido pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, revelou a Polícia Judiciária (PJ), esta segunda-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

De acordo com os inspetores, o homem, que foi condenado a 12 anos de prisão efetiva pela prática de 25 crimes de burla qualificada e três crimes de falsificação ou contrafação de documento, cometidos em 2004 e 2005, em várias zonas de Portugal, já foi extraditado e entregue aos serviços prisionais.

O modus operandi do suspeito era a contrafação de cheques visados, de uma instituição bancária nacional, titulados por duas empresas, uma do ramo farmacêutico e outra de seguros, altamente credíveis.

Para encontrar as suas vítimas, o homem, que transmitia, segundo a PJ, "uma imagem de credibilidade", recorria aos classificados de jornais, escolhia particulares que tinham à venda carros e comprava-os com os cheques contrafeitos. 

O agora detido atuou em coautoria com outro português e ambos contaram com a cumplicidade de outros dois homens.

Ao todo, os reclusos adquiriram 14 viaturas topo de gama de forma fraudulenta. As mesmas foram recuperadas na região do Grande Porto e entregues aos proprietários.

Leia Também: Militar da GNR condenado a prisão por falsificação e burla

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas