Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mobilização nacional pelo Alojamento Local. Eis as imagens no Porto

Recorde as medidas contestadas pelos proprietários, representantes (e até políticos).

Notícias ao Minuto

15:08 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Alojamento Local

O Alojamento Local (AL) está 'em luta' contra as medidas do Governo - constantes no programa 'Mais Habitação' - no que a este setor diz respeito. Como tal, esta quinta-feira, representantes, proprietários e políticos saíram à rua em cidades como Lisboa e Porto para mostrar o descontentamento. 

De lembrar que uma das medidas passa pela suspensão de novas licenças de AL e a caducidade dos registos. As emissões de novas licenças de alojamento local vão ser suspensas até 31 de dezembro de 2030, com exceção das zonas para alojamento rural.

Além disso, a proposta de lei do Governo prevê que os registos emitidos à data de entrada em vigor das novas regras caducam a 31 de dezembro de 2030, sendo renováveis por cinco anos a partir daí.

Os condóminos poderão ainda opor-se ao AL em frações autónomas de edifícios ou em partes dos prédios urbanos, se for essa a deliberação de mais de metade da permilagem do edifício. Tal não oposição não pode verificar-se caso o título construtivo preveja essa utilização (AL).

Já as casas atualmente afetas ao Alojamento Local e que transitem para o mercado de arrendamento vão ter isenção de IRS sobre as rendas até 31 de dezembro de 2030.

Por fim, o Alojamento Local vai passar a pagar uma contribuição extraordinária cuja base tributável é constituída pela aplicação de um coeficiente económico (que tem em conta a área do imóvel e o rendimento) e de pressão urbanística. A taxa aplicável a esta base tributável é de 35%.

Veja, na galeria acima, as imagens da mobilização nacional na cidade do Porto. 

Leia Também: AL? "Nestas medidas, como em outras, há dúvidas de constitucionalidade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório