Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Desperdício alimentar. 12 anos de Refood assinalados em evento

A Refood, uma associação que trabalha contra o desperdício alimentar, vai comemorar 12 anos de existência com um evento de três dias que, entre conferências, concertos e entrega de refeições, pretende amplificar os valores da sustentabilidade, solidariedade e inclusão.

Desperdício alimentar. 12 anos de Refood assinalados em evento
Notícias ao Minuto

14:54 - 28/03/23 por Lusa

País Refood

O evento foi inicialmente pensado para comemorar os 10 anos da associação em Portugal, mas a pandemia da covid-19 obrigou a adiar o desejo por praticamente dois anos, indo agora acontecer nos dias 21, 22 e 23 de abril, em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes.

Em declarações à Lusa, o fundador da Refood explicou que além de resgatar comida e alimentar pessoas, o movimento também tem como objetivo a inclusão da comunidade, razão pela qual fez sentido organizar um evento aberto a toda a comunidade.

"Resolvemos com este evento convidar a comunidade no sentido mais alargado e o propósito do FoodStock é para amplificar os valores do Refood, que é sustentável, porque cada refeição resgatada não vai para o lixo, é solidário, porque cada refeição vai para alimentar alguém, e o Refood é inclusivo em cada comunidade", adiantou Hunter Halder.

O mentor do projeto sublinhou que a sustentabilidade, a solidariedade ou a inclusão são valores muito maiores do que a Refood e que, por isso, o evento vai servir para mostrar não só estes, mas todos os objetivos de desenvolvimento sustentável através da presença de muitas outras organizações.

Uma das organizações que estará a apoiar este evento será o Banco Alimentar Contra a Fome (BA), tendo a presidente do organismo afirmado que não poderia deixar de estar presente num festival que irá chamar a atenção para a comida e para o valor que os alimentos devem merecer da parte de todos.

"Quando não há comida não há paz", afirmou Isabel Jonet, apontando que em Portugal "situações limite são raras, mas existem" e que em pleno século XXI "há famílias que não têm garantido uma alimentação condigna, enquanto toneladas de alimentos são desperdiçados".

"É uma injustiça social com impactos ambientais tremendos", destacou Isabel Jonet, acrescentando que a alimentação e os bens alimentares não são equiparáveis a mais nenhum bem e que é "absurdo" a coexistência entre desperdícios e carências alimentares.

O evento arranca no dia 11 de Abril, com a inauguração, na Estufa Fria de Lisboa, da Exposição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Portugal, estando prevista a conferência "Sobre Viver" nos dias 21, 22 e 23.

Nestes mesmos dias, mas no Pavilhão Carlos Lopes, decorre a iniciativa gastronómica "Uma mesa para 12 mil", em que chefs nacionais irão confecionar refeições a partir de desperdícios alimentares, bem como os concertos "Foodstock ao vivo".

O movimento Refood foi criado em 2011 e conta com mais de 7.500 voluntários, entregando refeições a mais de 8 mil pessoas.

Leia Também: Lista de IVA 0% já chegou à AR. Inclui legumes, carne e peixe fresco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório