Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Incidente em voo entre Luanda e Lisboa será investigado, assegura TAAG

Em comunicado, a TAAG esclareceu que "apenas dois passageiros e um membro da tripulação foram encaminhados ao hospital para verificações adicionais".

Notícias ao Minuto

12:19 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto

País TAAG

No rescaldo da turbulência que assolou um voo da companhia aérea Hi Fly, ao serviço da TAAG, entre Luanda e Lisboa, na quinta-feira, a entidade assegurou que o incidente será investigado, ressalvando terem sido “colocados em prática todos os pressupostos aplicáveis de segurança operacional”.

Pelo menos 10 pessoas ficaram feridas devido à turbulência, provocada pelas “condições atmosféricas adversas”, enquanto a aeronave cruzava os céus da República Democrática do Congo.

Em comunicado, a TAAG esclareceu que “apenas dois passageiros e um membro da tripulação foram encaminhados ao hospital para verificações adicionais", assinalando que "os restantes passageiros conseguiram desembarcar sem assistência”.

O organismo recordou que foram, “desde logo, prestados os primeiros socorros a bordo pelo Pessoal Navegante de Cabine e acionados os serviços de emergência em terra que estavam em prontidão à chegada da aeronave ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa”, além de ter priorizado "a assistência aos passageiros e tripulação afetada”. Contudo, a aeronave será “inspecionada pelas autoridades competentes, estando igualmente a decorrer uma investigação sobre ocorrência”.

“Importa clarificar que a turbulência severa registada neste voo ocorreu em céu aberto, um tipo de turbulência não detetável pelos instrumentos e numa localização geográfica sensivelmente perto do destino final, e o comandante tomou a decisão indicada em protocolo de seguir viagem, dentro do plano de voo inicial”, sublinhou a TAAG, realçando que “continuará a garantir a segurança operacional dos voos”.

A TAAG não deixou de realçar “a capacidade e brio da tripulação ao prestar assistência imediata aos passageiros numa situação bastante desafiadora”, assim como “as decisões tomadas pelo Comandante ao controlar a aeronave, apesar das condições meteorológicas adversas”.

Recorde as imagens na galeria acima.

Leia Também: Pelo menos 10 feridos devido a turbulência em voo entre Luanda e Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório