Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Inspirador". Gaia aprova voto de pesar em homenagem a Rui Nabeiro

A Câmara de Vila Nova de Gaia aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar em homenagem ao "inspirador" empresário Rui Nabeiro, o primeiro cidadão que recebeu as chaves daquele concelho do distrito do Porto.

"Inspirador". Gaia aprova voto de pesar em homenagem a Rui Nabeiro
Notícias ao Minuto

12:40 - 20/03/23 por Lusa

País Óbito/Nabeiro

Rui Nabeiro, que morreu no domingo aos 91 anos, recebeu, a 17 de novembro de 2021, a distinção honorífica "Chave da Cidade de Vila Nova de Gaia".

De acordo com o Regulamento Municipal, todas as Chaves da Cidade são numeradas, sendo a primeira propriedade do município.

A segunda foi entregue a Rui Nabeiro, o primeiro cidadão a receber esta distinção.

"Quando cá veio receber a chave, lembro-me de o ver ter o cuidado de visitar os cafés de Gaia, onde começou a vender café há muitos anos. Ter falecido no Dia do Pai [domingo, 19 de março] é uma coincidência que nos comove também porque sabemos que muitas pessoas o consideravam um 'pai'. Era um homem extraordinário que nos inspira", disse o vice-presidente da Câmara de Gaia, Patrocínio Azevedo, que hoje presidiu à reunião camarária.

Já a 17 de novembro de 2021, na cerimónia de homenagem a Rui Nabeiro, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, justificou que a entrega desta chave era um ato simbólico para "reforçar o sentido de homenagem e agradecimento a pessoas coletivas ou individuais que, pelos seus feitos extraordinários e pelos seus exemplos, tenham contribuído para uma sociedade melhor, dentro e fora do concelho".

O voto de pesar hoje proposto pelo executivo socialista de Gaia foi aprovado por unanimidade, sendo acompanhado pelos vereadores sociais-democratas.

O empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, morreu no domingo, aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa.

As cerimónias fúnebres que tiveram início hoje incluíam um cortejo fúnebre, cujo trajeto passou pelo complexo fabril do grupo Delta -- onde se situam a fábrica Nova Delta, o Centro de Ciência do Café e a Adega Mayor --, bem como por outras unidades fabris do grupo espalhadas pelo concelho de Campo Maior (distrito de Portalegre) onde o empresário nasceu a 28 de março de 1931.

Na terça-feira, às 12:00 na Igreja Matriz de Campo Maior, será celebrada a missa de corpo presente e o cortejo fúnebre seguirá, depois, em direção ao Cemitério Municipal da vila, informou a família.

Leia Também: Nabeiro era um homem "de excelência" que revitalizou o café em Angola

Recomendados para si

;
Campo obrigatório