Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Escarpa onde ocorreu derrocada em Câmara de Lobos limpa na sexta-feira

O município de Câmara de Lobos prevê que a limpeza da escarpa onde ocorreu a derrocada de hoje de manhã, na Fajã das Galinhas, seja realizada durante o dia de sexta-feira, disse à Lusa o presidente da autarquia madeirense.

Escarpa onde ocorreu derrocada em Câmara de Lobos limpa na sexta-feira
Notícias ao Minuto

15:54 - 16/03/23 por Lusa

País Madeira

Durante a tarde de hoje, estão a ser concretizados trabalhos de delimitação do local, na Estrada José Avelino Pinto, para garantir as devidas condições de segurança, e está a ser transportada maquinaria pesada para permitir a intervenção dos rocheiros.

Pedro Coelho referiu que a ocorrência já foi avaliada, tendo sido "detetadas três a quatro situações de pedra instável" que necessitam de ser corrigidas, sem prejudicar três moradias próximas, através do "desmonte rochoso".

Uma das três famílias (no total de nove pessoas) que necessitaram de ser realojadas, por precaução, optou por ficar provisoriamente em casa de familiares, estando pendentes as soluções para os outros dois agregados.

A autarquia referiu que "estão em opção um centro comunitário e uma residência artística, desocupada, na zona do Ilhéu, em Câmara de Lobos", enquanto procura alternativas em conjunto com o Instituto de Segurança Social da região e a Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM).

A derrocada, registada por volta das 07h00, causou três feridos ligeiros, que estavam à espera do autocarro.

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visitou a zona acidentada e referiu aos jornalistas que a equipa de rocheiros vai provocar a queda das rochas instáveis com o apoio de antiferes de betão maçiço, de maneira a proteger as habitações e bens.

Pedro Fino realçou ainda que "a escarpa tem muita vegetação, e por isso o trabalho encontra-se dificultado", sendo que as entidades se encontram a trabalhar para "conferir a máxima segurança" e "restabelecer a normalidade".

Além do secretário regional e do autarca, estiveram ainda no local elementos da Proteção Civil Municipal, do Laboratório Regional de Engenharia Civil e da área social da câmara.

[Notícia atualizada às 16h10]

Leia Também: Três famílias realojadas na sequência de derrocada em Câmara de Lobos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório