Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Vem aí mau tempo. Saiba os conselhos da Marinha e da Autoridade Marítima

Ondulação poderá atingir uma altura máxima de 13 metros a partir das 18h00 de quinta-feira, até ao fim de tarde de sábado.

Vem aí mau tempo. Saiba os conselhos da Marinha e da Autoridade Marítima
Notícias ao Minuto

16:37 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto

País Chuva

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram, esta quarta-feira, para um agravamento da agitação marítima em Portugal Continental a partir de quinta-feira, e até sábado. "A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental a partir das 18h00 de quinta-feira, dia 16 de março e as 18h00 de sábado, dia 18 de março", lê-se num comunicado conjunto.

Na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é referido ainda que, a partir de amanhã, espera-se "chuva a partir do início da tarde", acompanhada de uma "pequena descida da temperatura máxima" e "vento por vezes forte nas terras altas".

Já no sábado a chuva continuará a cair com o "céu geralmente muito nublado. Aguaceiros nas regiões Norte e Centro, mais prováveis nas regiões do litoral a norte do Cabo Mondego e até ao meio da tarde, podendo ser sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela até ao início da manhã".

Neste contexto, a Marinha e a AMN deixam uma lista de recomendações:

  • Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

  • Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;

  • Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

No comunicado, Marinha e AMN explicam que a agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros.

São ainda esperados ventos provenientes do quadrante Sudoeste, com uma intensidade média de até 55km/h e rajadas até 100km/h.​

Leia Também: Açores. Grupos Ocidental e Central com aviso amarelo de agitação marítima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório