Utentes de Loures farão "de tudo" para reabertura de urgência pediátrica
Segundo Fernanda Santos, da Comissão de Utentes do Hospital Beatriz Ângelo, "estão a ser estudadas quais as formas de luta possíveis".
© PMC
País padiatria
Após o Ministério da Saúde ter dado a conhecer que o serviço de urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo estará fechado à noite e aos fins de semana, a Comissão de Utentes da unidade hospitalar sublinha o "grande constrangimento que vai causar às famílias".
"Prova disso é que urgências pediátricas estão cheias [durante o dia]", apontou Fernanda Santos, alertando que também as dos centros de saúde estão lotadas "e não há resposta porque faltam de profissionais para situações menos urgentes", referiu Fernanda Santos.
Desta forma, segundo a Comissão, "as urgências ficarão ainda mais sobrecarregadas".
Apresentando "grande preocupação" quanto às consequências deste encerramento anunciado pelo Governo, "vamos fazer de tudo para que reabram", esclarecendo, no entanto, que "a decisão não passa pelo hospital mas pelo Governo, pelo Ministério da Saúde".
"Se o Governo não tiver vontade não conseguimos nem contratar nem fixar profissionais", acrescentou.
Quanto às ações da comissão, "estão a ser estudadas quais as formas de luta possíveis".
No dia 1 de abril já haverá uma manifestação das comissões de utentes distritais às 10h30 em frente ao Ministério da Saúde "contra a situação de serviços de saúde que se vive".
Recorde-se que o Ministério da Saúde deliberou, esta segunda-feira, e perante os "constrangimentos ao regular funcionamento dos serviços de urgência pediatria", que onze serviços de Urgência de Pediatria de Lisboa e Vale do Tejo vão estar abertos durante 24 horas.
Esta deliberação ocorre no âmbito da estratégia de reorganização do serviço de urgência de Pediatria na Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Assim número de unidades fechadas durante o período noturno, entre as 21h00 e as 09h00, aumenta para três, uma vez que o serviço de urgência do Hospital Beatriz Ângelo já estava fechado à noite e aos fins de semana por falta de profissionais.
Leia Também: Loures apela que urgência pediátrica continue aberta aos fins de semana
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com