Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Lisboa. SNS nega que só quatro urgências pediátricas funcionarão à noite

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) refere que está previsto que a reorganização dos Serviços de Urgência de Pediatria Médica na Região de Lisboa e Vale do Tejo esteja concluída na próxima semana.

Lisboa. SNS nega que só quatro urgências pediátricas funcionarão à noite
Notícias ao Minuto

10:41 - 03/03/23 por Teresa Banha

País urgencia a s

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) informou, esta sexta-feira, que a reorganização dos Serviços de Urgência de Pediatria Médica na Região de Lisboa e Vale do Tejo "está a ser ultimada", tendo conclusão prevista para a próxima semana.

"A informação hoje veiculada, nomeadamente de que passariam a funcionar apenas 4 urgências pediátricas em período noturno na Área Metropolitana de Lisboa, não corresponde ao plano que está a ser desenvolvido", escrevem os responsáveis da Direção-Executiva do SNS, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto. 

Contrariamente ao que foi noticiado, a direção explica que "grande parte dos pontos da rede" deverão ser mantidos abertos no período noturno, "visando assegurar a proximidade da população ao SNS".

A informação de que apenas quatro urgências pediátricas iam funcionar 24h por dia - fechando oito durante o serviço noturno - foi avançada, esta sexta-feira, pelo o Expresso, que cita fonte próxima deste plano de reorganização na região da Grande Lisboa. 

De acordo com o semanário, apenas os hospitais Santa Maria, Estefânia, Amadora-Sintra e Almada iriam funcionar durante a noite, e o objetivo do plano levado a cabo pelo CEO do SNS, Fernando Araújo, seria replicar o modelo que funciona há anos na região do Porto, com, neste caso, a assistência centralizada do Hospital de São João. Dada as maiores dificuldades em Lisboa, seria necessário, de acordo com a publicação, manter as portas das quatro unidades acima referidas sempre de 'portas abertas'.

Ainda segundo o que apurou o semanário, a Direção-Executiva do SNS (DE-SNS) terá previsto nesse mesmo plano o reforço das escalas com recurso à mobilização de equipas entre hospitais.

"O reforço do trabalho em rede entre as equipas das instituições hospitalares e dos cuidados de saúde primários, assim como o planeamento atempado, constitui a estratégia adequada para assegurar uma cultura de previsibilidade, segurança e confiança para as crianças e adolescentes, as suas famílias e os profissionais de saúde", nota ainda esta entidade, salvaguardando que é sua responsabilidade coordenar as respostas do SNS.

[Notícia atualizada às 11h10]

Leia Também: Ministério da Saúde diz que temas que FNAM critica não foram discutidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório