Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Creio que a situação em Cabo Delgado está bem encaminhada"

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, alertou hoje que para consolidar a pacificação da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, é necessário investir no desenvolvimento, sob pena de um regresso do terrorismo.

"Creio que a situação em Cabo Delgado está bem encaminhada"
Notícias ao Minuto

21:11 - 17/02/23 por Lusa

País Gomes CRavinho

"Eu creio que a situação em Cabo Delgado está bem encaminhada", disse, em entrevista à Lusa, à margem da 36.ª Cimeira da União Africana na capital etíope, salientando que falou sobre o tema com os seus homólogos de Moçambique, Botsuana, Maláui e Ruanda.

"O que é um consenso é que a solução para a situação em Cabo Delgado é uma solução tríplice: uma solução que envolve a parte da segurança, que está bem encaminhada, mas envolve também o apoio humanitário para as populações deslocadas e o apoio ao seu regresso, e uma componente também de promoção do desenvolvimento", explicou o ministro.

As várias crises de segurança em África (Sahel, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Sudão, Mali ou Nigéria) correm o risco de retirar visibilidade à situação de Moçambique.

A instabilidade na província de Cabo Delgado "pode ter menos visibilidade, mas está presente no espírito dos principais representantes dos diversos países africanos aqui", considerou Gomes Cravinho.

"As nossas expectativas é também que as empresas internacionais em breve possam regressar a Cabo Delgado justamente para criar uma dinâmica de desenvolvimento que falta e que é difícil num quadro de insegurança", afirmou o ministro português, numa referência a um regresso da petrolífera Total à região.

Hoje, em Adis Abeba, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, considerou hoje o combate ao "terrorismo" na província como um exemplo do sucesso das "soluções africanas para os problemas africanos".

No "combate contra o terrorismo em Moçambique, na província de Cabo Delgado, pode-se observar este princípio de soluções africanas para problemas africanos", disse Nyusi.

O chefe de Estado moçambicano falava durante a conferência "Silenciando as armas em África em 2030", promovida em Adis Abeba, capital da Etiópia, pelo Instituto Real de Assuntos Internacionais do Reino Unido (Chatham House).

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Leia Também: Cravinho discutiu futura retirada de militares da RCA após pacificação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório