Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Eutanásia. "João Semedo disse-me que ia demorar. Mas que ia acontecer"

A deputada socialista Isabel Moreira fez várias considerações sobre o chumbo por parte do Tribunal Constitucional ao diploma feito pelo Parlamento, assim como contou que tem conversas com doentes que acreditam que a lei da despenalização da morte assistida terá, eventualmente, 'luz verde'.

Eutanásia. "João Semedo disse-me que ia demorar. Mas que ia acontecer"
Notícias ao Minuto

19:38 - 07/02/23 por Notícias ao Minuto

Política Eutanásia

A deputada socialista Isabel Moreira evocou, esta terça-feira, algumas conversas que teve com utentes a respeito da Eutanásia, assim como recordou um dos maiores lutadores para a despenalização, o antigo dirigente do Bloco de Esquerda João Semedo.

"Sempre que há uma decisão sobre Eutanásia, o foco raramente são as pessoas que hoje, hoje mesmo, veem a sua liberdade adiada. Há uma sangria de excitação intelectual, académica, sorridente, fechada, totalmente alienada da realidade. Cá estamos para a realidade", começou por notar no Twitter.

Referindo-se ao chumbo do Tribunal Constitucional (TC) ao diploma redigido pela Assembleia da República, e entregue à instituição pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, escreveu: "Temos, claro, que respeitar mais esta decisão do TC, mas respeitar a lei é reformular a lei naquilo que resulta da leitura atenta do acórdão e fazer e fazer por que esta luta de dez anos seja promulgada em nome da rejeição do direito de viver já sublinhado pelo TC".

Isabel Moreira lembrou ainda João Semedo, que foi uma voz ativa no início da luta contra a despenalização da morte medicamente assistida. "O João disse-me que sabia que ia demorar. Mas que ia acontecer. Isso da tolerância vencer", atirou.

Nas suas redes sociais, a deputada socialista, que é também uma das vozes mais ativas a favor da despenalização, recordou ainda várias conversas que teve com utentes. "Há dois dias falei com um desses doentes [que acreditam que vai haver lei]. Aguarda. Mais uma vez. E está confiante na sua enorme, gigante, dignidade. Falo com ele há mais de um ano, como com vários. Choro com eles", revelou. 

Moreira comenta ainda os "Velhos do Restelo" que atuam nesta âmbito. "Fazem uma espécie de desporto intelectual insano, com a mesma energia gelada com que riam das iniciativas legislativas que fizeram das pessoas e das famílias LGBTI pessoas e famílias inteiras", explica, fazendo referência também à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez.

"Têm uma lógica antidemocrática: 'deixa ver, e se tentarmos travar por aqui, e por aqui, e por aqui?' Claramente treslendo o acórdão(os) e totalmente indiferentes ao facto de o povo ter dito sim, de forma esmagadora, na AR [Assembleia da República] à Eutanásia", acusou.

Em jeito de despedida no Facebook, Moreira assinalou ainda que esta é uma luta para continuar. "Cá estamos pelo doentes, pela memória dos que morreram tentando e por um país para todos e todas", rematou, citando um dos utentes referidos acima: "Já estivemos mais longe".

Leia Também: Eutanásia? CES acredita que inconstitucionalidades "serão ultrapassadas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório