Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Adeptos 'casuals' do Benfica detidos conhecem medidas de coação no sábado

Os 13 adeptos 'casuals' do Benfica, detidos na área da Grande Lisboa e margem sul do Tejo numa operação da PSP, devem conhecer as medidas de coação no sábado, adiantou à Lusa fonte judicial.

Adeptos 'casuals' do Benfica detidos conhecem medidas de coação no sábado
Notícias ao Minuto

20:49 - 03/02/23 por Lusa

País PSP

Este grupo de adeptos faz parte dos 30 detidos numa operação da PSP junto de grupos de adeptos 'casuals' de Sporting e Benfica.

Na quinta-feira, 16 adeptos do Sporting foram libertados, proibidos de contactarem entre si e com os ofendidos e ainda proibidos "de se aproximarem e frequentarem todos os estádios a nível nacional nos dias em que existam jogos e as suas imediações, numa distância de pelo menos 500 metros".

De acordo com o despacho publicado na quinta-feira pelo Conselho Superior da Magistratura sobre as medidas de coação dos 16 arguidos interrogados, um dos arguidos irá continuar com o Termo de Identidade e Residência a que já estava sujeito.

Ainda segundo o documento judicial, os 16 arguidos estão fortemente indiciados de quatro crimes de ofensa à integridade física qualificada.

Três destes arguidos estão ainda fortemente indiciados de um crime de dano qualificado relacionado com o fenómeno desportivo, um crime de participação em rixa e três crimes de ofensa à integridade física qualificada.

Segundo a informação divulgada pelo Conselho Superior da Magistratura a pedido do juiz presidente da comarca de Lisboa, os suspeitos foram separados em dois processos, tendo os adeptos do Sporting sido ouvidos na quinta-feira.

Os restantes 13 adeptos, afetos ao Benfica, presentes hoje a interrogatório, devem conhecer as medidas de coação este sábado, por volta das 10:00, referiu fonte judicial.

Além dos 29 mandados de detenção fora de flagrante delito, a Polícia de Segurança Pública referiu que "foi ainda detido em flagrante delito outro indivíduo na posse de uma arma proibida, tratando-se de uma arma de fogo".

Este detido em flagrante delito foi libertado e os factos comunicados ao Tribunal de Sintra, explicou à Lusa fonte policial.

A par das 30 detenções, de indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 47 anos, junto de "dois grupos afetos ao movimento dos 'casuals'" de 'leões' e 'águias', foi apreendido "diverso material afeto a esta subcultura".

Entre os itens apreendidos estão três armas de fogo e mais de 750 munições de vários calibres, material pirotécnico, de petardos a potes de fumo e tochas, armas brancas e outros instrumentos artesanais, "13 artefactos de sinalização marítima", 5.840 doses de haxixe e 1.016 doses de heroína.

Leia Também: 'Casuals'. "Repressão e prevenção" para controlar violência no desporto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório