Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Novas análises não detetam Legionella no Instituto Superior Técnico

A realização de novas análises não detetaram a bactéria 'Legionella pneumophila' nas torres de arrefecimento de dois edifícios do Instituto Superior Técnico (IST), no campus da Alameda, em Lisboa, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

Novas análises não detetam Legionella no Instituto Superior Técnico
Notícias ao Minuto

12:38 - 03/02/23 por Lusa

País Legionella

Numa informação enviada por 'email' à comunidade académica, no dia 26 de janeiro, e a que a Lusa teve acesso, o conselho de gestão do IST dizia que tinha sido informado no dia anterior da deteção da bactéria Legionella "em amostras recolhidas em dois dos edifícios do seu campus da Alameda: a torre de sul [departamento de química] e o edifício de matemática".

Hoje, fonte do gabinete de comunicação do Técnico adiantou que no dia 27 de janeiro, "foram feitas novas análises aos sistemas de arrefecimento e [o resultado das análises] já deu negativo".

Além de desligar esses sistemas, não foi necessário tomar mais medidas porque a bactéria estava "circunscrita" às torres de arrefecimento do ar condicionado dos dois edifícios, explicou a mesma fonte.

O Instituto Superior Técnico, pertencente à Universidade de Lisboa, confirmou também não ter registo de infetados pela bactéria, que provoca a infeção respiratória conhecida como doença do legionário.

Depois de detetada Legionella na torre sul e no edifício de matemática, espaço onde se situa a cantina social do campus da Alameda, o IST comunicou a ocorrência às autoridades de saúde e implementou "todos os procedimentos de segurança e de proteção da saúde pública protocolarmente previstos", não tendo sido decretado o encerramento dos edifícios.

Leia Também: Legionella detetada em dois edifícios do Instituto Superior Técnico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório