Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Logótipo conjunto assinala 480 anos de relações entre Portugal e Japão

Portugal e Japão apresentaram um novo logótipo para assinalar as comemorações dos 480 anos da chegada dos portugueses à ilha nipónica de Tanegashima (sul) em 1543.

Logótipo conjunto assinala 480 anos de relações entre Portugal e Japão
Notícias ao Minuto

11:57 - 27/01/23 por Lusa

País Japão

O objetivo é "dar expressão aos laços de amizade e respeito que constituem a fundação das relações luso-nipónicas", com elementos que fazem parte da identidade cultural de Portugal, o azulejo, e do Japão, a flor de cerejeira ("sakura") e compõem o número 480, de acordo com um comunicado assinado pelo embaixador português em Tóquio, Vítor Sereno, e pelo homólogo japonês, Ota Makoto, enviado hoje à Lusa.

Os três navegadores portugueses que naufragaram em Tanegashima, situada no arquipélago Osumi, ao sul da ilha de Kyushu, no sudoeste do país, "deram início a um intenso intercâmbio de ideias, tecnologias e mercadorias entre Portugal e o Japão", acrescentaram.

"No período de quase cem anos que sucedeu a esse primeiro encontro, foram múltiplas as expressões científicas e artísticas que resultaram do diálogo luso-nipónico e que contribuíram para o enriquecimento material e espiritual da Humanidade", lembraram os dois responsáveis.

Vários eventos culturais e económicos vão assinalar, ao longo deste ano, o primeiro contacto entre portugueses e japoneses há 480 anos. Em Tanegashima, o festival da espingarda "Teppo Matsuri" assinala a chegada dos portugueses e da introdução de espingardas no país.

Apesar de o calendário ainda não estar finalizado, estão já previstos, em março, o Monstra - Festival de Animação, em Lisboa, e em maio e outubro, o festival IberAnime, em Lisboa e Porto, respetivamente, de acordo com a página da representação diplomática japonesa em Portugal.

Leia Também: Japão anuncia novas sanções contra políticos e militares russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório