Meteorologia

  • 30 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 14º

Football Leaks. Defesa de Rui Pinto pede pena suspensa para hacker

Pirata informático está a ser julgado no processo 'Football Leaks'. Rui Pinto, de 34 anos, está acusado de 89 crimes informáticos.

Football Leaks. Defesa de Rui Pinto pede pena suspensa para hacker
Notícias ao Minuto

16:22 - 16/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Rui Pinto

A defesa do 'hacker' Rui Pinto, que está a ser julgado no âmbito do processo 'Football Leaks', pediu pena suspensa para o pirata informático, avançou a SIC Notícias.

Rui Pinto, de 34 anos, está acusado de 89 crimes informáticos, dos quais 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting.

Pinto enfrenta também uma acusação de extorsão, em coautoria com Aníbal Pinto, de 61, acusado apenas deste ilícito. A sua defesa chegou a avançar com recurso, mas o coletivo de juízes recusou, esta segunda-feira, o requerimento.

O  Ministério Público (MP) pediu a condenação a pena de prisão de Rui Pinto, criador da plataforma eletrónica 'Football Leaks', por 89 dos 90 crimes de que está acusado no processo.

Nas alegações finais do processo 'Football Leaks', que começou a 4 de setembro de 2020, Marta Viegas, procuradora do MP, considerou que o único crime não provado foi o de sabotagem informática à SAD do Sporting.

Marta Viegas considerou também provado que o outro arguido do processo, o advogado Aníbal Pinto, deve ser condenado pelo crime de extorsão na forma tentada, pelo qual está acusado.

Leia Também: Football Leaks. Juízes recusam requerimento apresentado por Aníbal Pinto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório