Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Football Leaks. Juízes recusam requerimento apresentado por Aníbal Pinto

Arguido garantia que novos documentos poderiam colocar em causa todo o julgamento.

Football Leaks. Juízes recusam requerimento apresentado por Aníbal Pinto
Notícias ao Minuto

11:32 - 16/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Football Leaks

O coletivo de juízes recusou, esta segunda-feira, o requerimento apresentado por Aníbal Pinto e que, segundo o advogado, que é também arguido no processo Football Leaks, poderia colocar em causa todo o julgamento, revela a CNN Portugal.

De acordo com o canal de televisão, a juíza presidente do coletivo considera que os novos elementos "não têm utilidade" para o julgamento. "Verificámos que não estamos perante nenhuma situação excecional", terá dito a magistrada.

"Em dois anos e quatro meses teve o arguido um ano e três meses para entregar o que entendesse relevante para a sua defesa. Só depois das suas alegações é que decidiu juntar um e-mail de outubro de 2015", revelou a juíza, esta segunda-feira, durante as alegações finais do processo, que estão a decorrer no Campus de Justiça, em Lisboa.

Recorde-se que no último dia 6 de janeiro, a sessão de alegações finais do caso Football Leaks, em que o 'hacker' Rui Pinto responde por 89 crimes, foi suspensa, depois de a Defesa de Aníbal Pinto ter entregue novos documentos. 

Nesses documentos, o advogado, através do seu mandatário, acusava a Polícia Judiciária (PJ) de descobrir a identidade de Rui Pinto de forma ilegal, através de um ataque informático, defendendo que a sua identificação como arguido tinha assim sido ilícita.

O  Ministério Público (MP) pediu a condenação a pena de prisão de Rui Pinto, criador da plataforma eletrónica Football Leaks, por 89 dos 90 crimes de que está acusado no processo.

Nas alegações finais do processo Football Leaks, que começou em 4 de setembro de 2020, Marta Viegas, procuradora do MP, considerou que o único crime não provado foi o de sabotagem informática à SAD do Sporting.

Marta Viegas considerou também provado que o outro arguido do processo, o advogado Aníbal Pinto, deve ser condenado pelo crime de extorsão na forma tentada, pelo qual está acusado.

Rui Pinto, de 34 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

Leia Também: Julgamento de Rui Pinto suspenso. Foram entregues novos documentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório