Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Vim ver a descarga". Momento na Barragem do Caia leva curiosos ao pontão

A última descarga efetuada na barragem tinha ocorrido há quase 10 anos, em fevereiro de 2013.

"Vim ver a descarga". Momento na Barragem do Caia leva curiosos ao pontão
Notícias ao Minuto

22:40 - 10/01/23 por Notícias ao Minuto

País Alentejo

Dez anos depois, a Barragem do Caia efetuou, esta terça-feira, descargas de superfície, numa altura em que tinha atingido 98,22% da sua capacidade de armazenamento. 

O momento da descarga da Barragem levou muitos curiosos ao pontão, para assistirem à operação.

"Vim ver a descarga da barragem que não é normal", referiu uma das curiosas, em declarações à SIC Notícias, acrescentando que "a barragem há anos que não estava assim".

De acordo com a Associação de Beneficiários do Caia, "é um dia de grande emoção estar aqui a presenciar a barragem a descarregar".

Segundo Emílio Moitas, que partilhou imagens na rede social Facebook, as "descargas de superfície voltam a permitir acesso ao cais da Barragem do Caia que nos últimos dias atingiu os 98,22% da capacidade de armazenamento de água".

O aumento do nível das água com as chuva fortes motivou que as escadas e rampa de acesso ao Cais, situado junto ao paredão da barragem, tivessem ficado submersos nos últimos dias, o que impedia a sua utilização.

"Uma situação que agora volta a normalidade com a Associação de Beneficiários do Caia (ABCAIA) a proceder às primeiras descargas de superfície, esta manhã de 10 de janeiro, o que vai permitir baixar o nível da água", escreve.

A barragem do Caia foi construída em 1963 e tem capacidade para armazenar 190 milhões de metros cúbicos de água, abastecendo os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, naquele distrito do Alto Alentejo.

A ABCAIA é uma organização sem fins lucrativos, tutelada pelo Ministério da Agricultura, tendo a seu cargo a gestão, exploração e conservação do Aproveitamento Hidroagrícola do Caia.

Contactado pela agência Lusa, Luis Rodrigues, da ABCAIA, explicou que a associação vai proceder a "pequenas descargas compostas de superfície" para "controlar" o volume da barragem.

O responsável explicou que os residentes ou os agricultores que vivem e trabalham nas margens do rio Caia foram "avisados há 12 dias" de que esta operação iria ocorrer esta terça-feira.

Luís Rodrigues recordou ainda que a última descarga efetuada na Barragem do Caia ocorreu há quase 10 anos, em fevereiro de 2013.

"Antes [de 2013], era mais frequente efetuar descargas, tanto de superfície, como de fundo", acrescentou.

Depois de ser descarregada e libertada desta albufeira, a água vai seguir o seu trajeto pelo rio Caia, entrando a seguir no curso do rio Guadiana, após o que culminará na Barragem do Alqueva.

Leia Também: Ativistas que lutam contra expansão de mina começam a ser dispersados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório