Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ativistas que lutam contra expansão de mina começam a ser dispersados

A aldeia abandonada de Luetzerath será completamente destruída para a expansão de uma mina de lignito.

Notícias ao Minuto

22:02 - 10/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Alemanha

A polícia alemã começou, esta terça-feira, a desmantelar barricadas feitas por ativistas que protestam contra a expansão de uma mina de lignito a céu aberto na aldeia abandonada de Luetzerath, no estado da Renânia do Norte-Vestfália. 

A aldeia abandonada será completamente destruída para a expansão da mina de Garzweiler, dirigida pela empresa de energia RWE. Nos últimos dias, os manifestantes organizaram protestos, fizeram correntes humanas e ocuparam edifícios da aldeia.

Na semana passada, a agência de notícias Associated Press (AP) revelou que, a partir desta terça-feira, as forças policiais tinham autorização para ordenar a retirada dos manifestantes. 

Já hoje, a agência Reuters avançou que a polícia instou os manifestantes a evitarem a violência, após alguns ativistas terem atirado pedras a agentes nos últimos dias.

“Temos barricadas que estão a ser expandidas na aldeia. São obstáculos para nós”, disse à Reuters o chefe da polícia, Wilhelm Sauer.

Nas imagens da galeria acima, é possível ver os confrontos entre a polícia e os manifestantes, que lutam contra a demolição da aldeia. 

Leia Também: Enquanto Berlim adiar envio de tanques, "mais mortes de civis haverá"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório