Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal acolhe seminário sobre lições aprendidas nos incêndios rurais

A iniciativa resulta de uma proposta do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, apresentada em setembro de 2022 no Conselho de Ministros do Interior da União Europeia (UE).

Portugal acolhe seminário sobre lições aprendidas nos incêndios rurais
Notícias ao Minuto

12:10 - 08/01/23 por Notícias ao Minuto

País Incêndios

Tendo por base a análise da época de incêndios rurais de 2022, a Comissão Europeia e o Ministério da Administração Interna apresentam, nos dias 10 e 11 de janeiro, um seminário para partilhar as lições aprendidas, em Lisboa.

A iniciativa resulta de uma proposta do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, apresentada em setembro de 2022 no Conselho de Ministros do Interior da União Europeia (UE), “onde salientou a importância do reforço da coordenação e da capacidade europeia para responder aos incêndios que assolam o continente de forma cada vez mais frequente e intensa”, indica o Ministério da Administração Interna, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A mesma nota adianta que representantes de mais de 30 países marcarão presença no seminário, que visa abordar a resposta, preparação e prevenção dos incêndios rurais.

“Ao nível da resposta, vão discutir-se as lições identificadas nas várias operações de combate a incêndios rurais no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil em 2022”, ao passo que, “no plano da preparação, vão analisar-se as medidas colocadas em prática para melhor gerir os riscos de incêndios rurais e reduzir os seus impactos”. Por seu turno, “em matéria de prevenção, vão discutir-se os passos para melhor antecipar a ocorrência de incêndios rurais a nível nacional e europeu, com base nas boas práticas e na elaboração de planos para o futuro”, diz a entidade.

Sob o mote ‘Programa de Lições Aprendidas da época de incêndios Rurais de 2022 do Mecanismo Europeu de Proteção Civil’, marcarão presença no seminário o comissário europeu da Gestão de Crises, Janez Lenarčič, assim como José Luís Carneiro e o ministro de Defesa Civil da Suécia, Carl-Oskar Bohlin, por videoconferência e enquanto representante da presidência sueca do Conselho da UE.

“Há depois um painel em que intervêm o Ministro da Crise Climática e da Proteção Civil da Grécia, Christos Stylianides, e (por videoconferência) os Ministros do Interior da Chéquia, Vít Rakušan, de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, e de França, Gérald Darmanin, o Ministro da Defesa da Eslovénia, Marian Sarec, e o Ministro da Proteção Civil e da Polícia Marítima de Itália, Nello Musumeci”, esclarece o comunicado.

José Luís Carneiro falará depois à imprensa, fazendo-se acompanhar do comissário europeu Janez Lenarčič.

Leia Também: Fogo técnico "é o caminho" para prevenir incêndios, diz Proteção Civil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório