Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

"Foi uma tormenta". Câmara do Porto garante: "Só houve danos materiais"

De acordo com Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, "todas as linhas do metro já se encontram abertas e a funcionar".

"Foi uma tormenta". Câmara do Porto garante: "Só houve danos materiais"
Notícias ao Minuto

16:45 - 07/01/23 por Notícias ao Minuto

País Porto

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, referiu, este sábado, que a cidade do Porto sofreu "uma tormenta com chuvadas permanentes".

Sobre as fortes inundações que a Invicta foi alvo, o responsável falou em específico da Rua Mouzinho da Silveira, na qual aconteceu um "fenómeno que nunca a cidade viu neste espaço".

"Temos o Rio da Vila que passa por baixo desta rua e o que aconteceu foi que a água correu à superfície em vez de drenar pelos canais", esclareceu.

Segundo o autarca, está a ser avaliado "porque é que isso aconteceu pela primeira vez nesta rua", para que se possa corrigir.

Nesta, que ainda se encontra interdita para limpeza do pavimento, a lama e gravilha que foram empurradas pela água vieram da obra do metro e, segundo Filipe Araújo, vai ser feita uma avaliação para se "proteger a obra melhor e os materiais não virem para a via pública".

E mais: "Todas as linhas do metro já se encontram abertas e a funcionar".

Filipe Araújo assegurou ainda que não rebentou nenhuma conduta, estando asseguradas as condições de “segurança" para as pessoas e bens.

"Só houve danos materiais"

O número de ocorrências, de acordo com Filipe Araújo, foram um total de 56 na cidade, que já se encontram resolvidas, com apenas "uma em curso", detetadas através do 112. "Só houve danos materiais e não há relatos de danos pessoais", esclareceu ainda.

A Rua das Flores ainda está a acabar de ser limpa.

A forte chuva que se fez sentir esta manhã no Litoral Norte do país afetou com particular impacto a baixa da cidade do Porto. O mau tempo provocou fortes inundações, que acabaram por forçar o corte de muitas estradas e a interrupção do serviço de metro.

Uma das estações atingidas pela interrupção foi a estação de São Bento, no coração da baixa. A zona em torno da icónica estação de caminhos-de-ferro ficou devastada pela força das águas, com muitos negócios e comércio local a ter de lidar com muitos estragos.

A própria calçada foi levantada pelas cheias em alguns pontos da rua. Na Rua Mouzinho da Silveira, que começa na estação e desce até Mercado Ferreira Borges, a água foi tanta que uma pessoa foi arrastada, conseguindo salvar-se com dificuldades.

Os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo estiveram sob alerta laranja de precipitação do IPMA, entre as 7h30 e as 12h00 do dia 7, passando entretanto a alerta amarelo.

No domingo, aos mesmos distritos junta-se a região de Vila Real, e estarão sob aviso laranja entre as 9h00 e as 15h00.

[Notícia atualizada às 17h04]

Leia Também: Estação de metro de São Bento ficou alagada. Eis as imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório