Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

"Gostava que o Natal fosse festejado de outra forma, essência perdeu-se"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

"Gostava que o Natal fosse festejado de outra forma, essência perdeu-se"
Notícias ao Minuto

09:15 - 19/12/22 por Notícias ao Minuto

País Artigo de opinião

"O Natal é um dia, porém para muitos é um dia especial, da família e sobretudo das crianças. No meu caso, esforço-me para que seja mais um dia, mas não consigo passar ao lado.

Para as famílias que se dão bem é bom ter estes momentos, mas, para as famílias que se dão mal nem existem estes momentos. 

Para mim, a minha família são os mais chegados, quem me quer bem, com quem me sinto bem e não somente laços de parentesco. Escolher os meus amigos eu posso, a família infelizmente não. Gosto de estar em contacto com pessoas pelas afinidades e afetos.

Para quem não liga nada ao Natal é complicado viver durante esta época natalícia. Parece que o mundo está todo virado para um ritual e quem não o faz é mal visto. Esta data para mim é complicada, não ligo muito ao Natal, todavia para a maioria das pessoas é um prazer e uma festa. 

O consumo disparou apesar da crise. Não nos conseguimos libertar do materialismo, estamos a perder de vista, já há muito tempo, o essencial - as relações humanas. 

Deveríamos cultivar as boas relações, o prazer de estar e do encontro. A crise de valores e da nossa própria conduta imperam. Nesta altura de Natal, muitos de nós relacionam-se com os outros, não porque querem ou lhes apetece, mas sim, porque sentem a obrigação de o fazer.

Eu não o faço, nem me sinto mal com essa atitude e, não me importo, de ser julgado por isso. Não sou hipócrita, não aceito o 'ter de ser' para ficar bem visto. 

Nesta época de Natal, sinónimo de paz e harmonia, era bom que muita gente que anda zangada com o Mundo, deixasse de criar problemas aos outros, não se metesse na vida dos outros e olhasse mais para a sua vida.  A inveja é a tristeza pelo bem de outra pessoa, mas há sempre alguém melhor do que nós. Take it easy!

Há gente com quem não me dou bem, nem me quero dar, apercebo-me de que sofrem de inveja e soberba. Essa gente longe da vista, para não me irritar e aborrecer. 

Há gente que só de vê-la me incomoda, outra, tenho simpatia, afeto, cordialidade e até cumplicidade.

Sendo fiel aos meus princípios enviarei meia dúzia de SMS, e-mails e ligarei aos meus pais. A nossa família e os verdadeiros amigos não são o nosso telemóvel!

Não é preciso ser Natal para me lembrar dos meus verdadeiros amigos, contam-se pelos dedos de uma mão. Os de sempre podem contar comigo, os outros desculpem, mas não sou hipócrita. 

Eu gostava muito que o Natal fosse festejado de outra forma, mas cada vez mais a sua essência se perdeu.

Woody Allen diz: «odeio a realidade, mas é o único lugar onde se pode comer um bom filé mignon.» Espero estar cá em 2023 para comer um bom filé mignon e vocês a lerem estas alarvidades."

Leia Também: "Agora digam que Ronaldo é o culpado. De toda a gente é o menos culpado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório